Notícia

Jornal Folha Noroeste

Palestra em São Carlos apresenta projeto Cientista Chefe, que aproxima universidade da gestão pública no Ceará

Publicado em 03 dezembro 2019

Jorge Lira, Cientista Chefe da Educação, apresentará ideias e principais ações na área, nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, São Carlos recebe Jorge Herbert Soares de Lira, Professor Titular do Departamento de Matemática e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), para palestra no "II Encontro de Educadores: A estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes e em sua permanência na escola". Lira divide seu tempo na UFC com atividades na Secretaria Estadual de Educação do Ceará, onde é Cientista Chefe da Educação, um dos cargos criados no âmbito do programa Cientista Chefe, que busca colocar os melhores cientistas nos gabinetes da gestão pública estadual.

O objetivo do arranjo criado pelo programa Cientista Chefe é identificar soluções de Ciência, Tecnologia e Inovação voltadas à melhoria dos serviços públicos e, desta forma, à qualidade de vida da população. Especificamente na área da Educação Básica, as ações partem das avaliações educacionais para buscar uma abordagem sistêmica visando a melhoria da proficiência em Matemática e Ciências, pela integração entre currículo, avaliação, formação e material estruturado. Na visita a São Carlos, Lira compartilhará essas ações e seus primeiros resultados, pouco mais de dois anos após a implantação do Programa.

O evento é uma promoção da EduSCar, rede criada no final de 2018 justamente para aproximar as universidades de São Carlos e seus centros de pesquisa do esforço voltado à qualidade da Educação nas escolas públicas do Município. Integram a EduSCar: o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), o Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV), o Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), sediados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) e o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), sediados na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos; a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos.

A palestra de Jorge Lira acontece das 19 horas às 20h30, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, bloco 6 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A participação é gratuita e aberta às pessoas interessadas. Inscrições e mais informações no site da EduSCar, via http://bit.ly/34OTTVm. Apoiam o evento, além da EduSCar, da UFSCar e da USP, o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).