Notícia

Diário Oficial do Estado de São Paulo

Palestra discutirá o futuro da água

Publicado em 10 março 2018

Por Leonardo Battani

A Assembleia Legislativa receberá na segunda-feira (12/3) um evento aberto à população que abordará o consumo consciente da água. Pesquisadores e professores da USP, Unicamp e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) abordarão temas relacionados às mudanças climáticas do planeta e ao custo e financiamento da água.

Segundo o último relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, em 2016, o uso médio per capita foi de 154,1 litros para cada habitante por dia – um valor 4,1% menor em relação aos três anos anteriores.

O evento do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão ligado à Alesp, é uma parceria com a Fapesp que foi firmada no ano passado, quando surgiu o Ciclo de Palestras ILP/ Fapesp – Ciência e Inovação. Já foram discutidos temas como o combate à dengue, à zika e à chikungunya, além de impactos das mudanças climáticas no planeta.

As inscrições gratuitas poderão ser realizadas pelo site do ILP. Serão oferecidas 12 0 vagas. O evento acontecerá no auditório Teotônio Vilela, às 15h.

Confira as palestras

• Mudanças climáticas e recursos hídricos – por Ricardo Hirada, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP);

• Uso racional e reuso da água – por José Carlos Mierzwa, da Escola Politécnica da USP;

• Custo e financiamento da água – por Ademir Romeiro, do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp)

• Sistema Fluid: detecção de vazamentos em redes públicas de abastecimento de água – por Marília Lara, representante da startup apoiada por um dos programas de incentivo da Fapesp.

Ciclo de Palestras ILP/Fapesp

O Futuro da Água

Segunda-feira (12/3), às 15h

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Auditório Teotônio Vilela

Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera