Notícia

Agecom da UFSC

Palestra debate alterações no clima

Publicado em 30 agosto 2010

A palestra "Como criar consensos para a governança das mudanças climáticas?" aconteceu na sexta, 27/08, às 14h, no Auditório do Centro Tecnológico (CTC) na UFSC. O objetivo foi apresentar os problemas decorrentes das mudanças climáticas e analisar suas possíveis soluções. O evento contou com a participação dos pesquisadores Arlindo Philippi Jr. (USP), Carlos Afonso Nobre (INPE) e Eduardo Viola (UNB) e fez parte das comemorações dos 50 anos da Universidade.

O professor Arlindo, da Universidade de São Paulo e pesquisador da USP, Fapesp, Capes e CNPq, ressaltou que a única forma de combater as consequências das mudanças climáticas no meio ambiente "é através da união de várias áreas do conhecimento dentro das universidades".

Já Carlos Alberto, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) afirmou que mesmo que paremos agora de emitir gases poluentes, "já construímos situações irreversíveis e, por isso, devemos considerar preocupantes quaisquer variações na temperatura terrestre, uma vez que toda a biosfera é extremamente sensível a elas".

Eduardo Viola, professor titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, ressaltou que "é preciso haver uma redução drástica do desmatamento e a consolidação de áreas de preservação e reflorestamento".

A palestra foi seguida por mesa-redonda.

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom