Notícia

Arcoweb

Palestra aborda relação da mulher moderna com a cidade e a casa

Publicado em 19 outubro 2018

A arquiteta Sabrina Fontenele vem se dedicando a estudar como as mulheres foram importantes na consolidação da arquitetura moderna nas metrópoles. Elas foram, segundo a pesquisadora, símbolo da inovação dos modos de vida, mas também protagonistas da família tradicional.

Na próxima quarta-feira, 24 de outubro, às 19h30, Sabrina ministrará palestra com o tema "Mulheres Modernas: a Cidade e a Casa", no showroom da Atec Original Design, na capital paulista. O encontro integra uma série de palestras de iniciativa da Atec Cultural.

Ela dividirá com o público análises de sua pesquisa sobre as mudanças metropolitanas entre 1930 e 1960. Por meio de anúncios e crônicas de jornais, Sabrina levantou os modos que as mulheres eram representadas, em seus diversos universos, seja circulando livremente pela cidade, seja em seus espaços domésticos, realizando variadas atividades.

A arquiteta é mestre e doutora pela FAU-USP, arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará, pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), onde estuda questões como domesticidade, preservação e arquitetura moderna com apoio da Fapesp. É autora do livro Edifícios Modernos e o Traçado Urbano no Centro de São Paulo (Annablume, 2015).

Mulheres Modernas: a Cidade e a Casa com Sabrina Fontenele

Local Showroom da Atec Original Design – Faria Lima

Endereço Av. Brig. Faria Lima, 1.800 - 10º andar - São Paulo (SP)

Data 24 de outubro de 2018 (quarta-feira)

Horário 19h30

Inscrições (11) 3056-1800 ou comunicacao@atec.com.br

Entrada gratuita limitada à capacidade de 60 lugares