Notícia

Portal do MEC

Países fortalecem consórcio para aquisição de informação científica

Publicado em 13 setembro 2007

Por Adriane Cunha

Os 13 países participantes do 2º Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas (CBIILA) decidiram intensificar as ações conjuntas para a contratação de novas bases de dados de artigos científicos. O encontro, que termina nesta quinta-feira, 13, em São Paulo (SP), discute os avanços dos consórcios de periódicos científicos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação dos países.

A coordenadora do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Elenara Chaves, disse que existem iniciativas entre os países e isso contribui nas negociações com as editoras. Citou como exemplo a parceria com a Argentina. "Estamos em constante troca de informação principalmente sobre os detalhes dos contratos de aquisição de bases", disse. Além disso, o Brasil adota uma postura de constante avaliação do serviço oferecido, do uso e dos valores investidos.

Os representantes da Itália, Espanha e Portugal afirmaram que podem contribuir na questão tecnológica. "Evoluímos em plataformas e softwares, além de modelos de estatísticas de uso", disse a representante da Itália, Paola Gargiula. Para a coordenadora da Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da Fapesp, Rosaly Fávero, pioneira no avanço da ciência da informação no país, a intenção é tornar o CBIILA um encontro de referência sobre o tema na América Latina. "Com a contribuição da Itália, Espanha e Portugal, queremos que esta reunião seja reconhecida, a exemplo de encontros de consórcios que ocorrem nos Estados Unidos e Europa", disse. Rosaly integra o Conselho Consultivo do Portal de Periódicos da Capes.

Entre as propostas do encontro estão a criação de grupos de trabalho para discutir questões específicas relativas ao desenvolvimento da coleção de periódicos, a contratação dos conteúdos adquiridos pelos países e os dados estatísticos de utilização desse material. Uma nova reunião está prevista para a primeira semana de março de 2008, em Bogotá, Colômbia.