Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Painel da Semana

Publicado em 09 novembro 2010

Profis - O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) oferecerá, a partir de 2011, um curso para pelo menos um aluno de cada uma das 96 escolas públicas de Campinas, selecionados por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que se destacarem no Enen, podem se candidatar às 120 vagas disponibilizadas pela Unicamp, no site da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), de 8 de novembro a 3 de dezembro. Como o curso é de período integral, a Universidade também garantirá, com base em critérios socioeconômicos, benefícios como auxílio alimentação (almoço e jantar), auxílio para transporte e bolsa de valor superior ao do salário mínimo.

Propriedade Intelectual - De 8 a 12 de novembro a Unicamp sedia o Curso Intermediário de Propriedade Intelectual ministrado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas por meio do site da Agência de Inovação Inova Unicamp. Ter o certificado de participação no Curso Básico de Propriedade Intelectual, também do INPI, está entre os pré-requisitos para poder cursar o treinamento, que é ofertado na Universidade por meio do projeto de capacitação InovaNIT.

Mobilidade digital - O Seminário Internacional “m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital” ocorre de 9 a 11 de novembro, no auditório da Adunicamp, das 8h30 às 17h30. Informações: 19-9792-0125.

Conversando sobre a Graduação - No dia 10 de novembro, das 12h30 às 14 horas, no anfiteatro 2 da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), Márcia Regina Ferreira de Brit, profere a palestra “ Enade da concepção à implantação”. Trata-se da nona edição do “Conversando sobre a Graduação”, evento organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG).

Lançamento - A Editora da Unicamp e a Livraria do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) lançam, dia 10 de novembro, mais uma publicação da Coleção Cadernos de Desenho. Será às 16 horas, na Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, no campus da Unicamp.

Professor Emérito - No dia 11 de novembro, às 10 horas, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consu), o professor Luiz Sergio Leonardi será agraciado com o título de Professor Emérito da Unicamp.

Nova direção – O professor Caio José Colletti toma posse como novo diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). A solenidade ocorre no dia 12 de novembro, às 15 horas, no auditório da unidade.

Fórum Extra - Atividade física em saúde. Práticas bem sucedidas nas empresas e organizações. Próxima edição do Fórum Extra acontece no dia 11 de novembro, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Mais detalhes na página eletrônica:

Oportunidades em TI - No dia 11 de novembro, a Agência de Inovação Inova Unicamp promove, em parceria com o CIESP-Campinas, o evento “Oportunidades em TI: como utilizar os benefícios fiscais das Leis de Incentivo”. A programação envolve questões como a Lei do Bem, mudanças na Lei de Informática e apresentação de cases. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site. O evento será realizado no auditório do Ciesp, localizado na rua Padre Camargo Lacerda, 37, no bairro Bonfim, das 9 às 12 horas. Organização: Agência de Inovação Inova Unicamp.

Fronteiras da Avaliação - Especialistas e interessados no tema de avaliação de impacto de programas e atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e de programas sociais estarão reunidos nos dias 18 e 19 de novembro, no Simpósio Internacional Fronteiras da Avaliação, em Campinas. O evento objetiva discutir os desafios metodológicos e analíticos da área, além de apresentar experiências nacionais e internacionais recentes, visando à ampliação e difusão do conhecimento nesta temática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site, até 16 de novembro. O número de vagas é limitado.

Genética molecular humana - Médicos e estudantes de pós-graduação em genética e ciências biomédicas têm até 20 de novembro para se candidatarem ao curso “Tópicos avançados em genética molecular humana”, oferecido no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – modalidade de apoio lançada pela Fapesp para promover o debate de temas científicos avançados, por meio da interação de especialistas locais e internacionais com pós-graduandos de outras regiões e países. O curso está marcado para a semana de 28 de fevereiro a 4 de março de 2011, na Unicamp (em auditório a ser definido).

Reunião Bienal da Red-POP - Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe, até 15 de novembro, propostas de trabalhos para a sua 12ª Reunião Bienal, que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Unicamp, de 29 de maio a 2 de junho de 2011.