Notícia

Arte Hall

“Padrões de intenção”: a pintura de costumes de Almeida Júnior e o estabelecimento de uma iconografia do “nacional porque paulista”

Publicado em 25 novembro 2013

A conversa toma de empréstimo o título de um dos livros do historiador Michael Baxandall, Padrões de intenção, a explicação histórica dos quadros, para propor uma discussão a respeito das pinturas de costumes do artista ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1840-1899). Essa conversa dispõe-se a debater as condições de criação e difusão de um certo imaginário acerca da “brasilidade”, criado a partir de São Paulo e para São Paulo, processo em que a produção de Almeida Júnior ocupa um lugar central. Imersa em uma cultura visual marcada pelos pressupostos do realismo/naturalismo, a produção de pintura de costumes caipiras de Almeida Júnior foi logo considerada ícone de uma representação do nacional, na medida em que veio ao encontro dos anseios de representação social, política e cultural de certos estratos das elites paulistas. Ao colocar lado a lado a produção visual do pintor e o contexto de sua recepção, a conversa procurará identificar os fios que ligam, de modo não causal, mas estreitamente intrincado, criação artística e sua significação social. Almeida Júnior, Caipira picando fumo (1893), óleo sobre tela.

FERNANDA PITTA Fernanda Pitta é Historiadora da Arte, doutora em Artes Visuais, pela ECA-USP. Membro do Grupo de Estudos Arte & Fotografia, ECA-USP. Foi professora conferencista no Bacharelado em Artes Visuais da ECA-USP, entre 2011-12. Realizou a curadoria das exposições Eleonore Koch – Mundo ordenado (CEUMA-USP, 2009) e Júnior Suci – Necessidade do objeto(CEUMA-USP, É autora de Estranha Esgrima – uma história da cultura em Walter Benjamin(IFCH-Unicamp, 1999), elaborou a cronologia crítica da publicação Lore Koch (CosacNaify, 2013) e o ensaio crítico “Lucy Citti Ferreira em questão”, para o catálogo da exposição Lucy Citti Ferreira (Pinacoteca do Estado de S. Paulo, 2013). Colaborou com o projeto de pesquisa “Arte no Brasil — Textos Críticos do Século XX”,coordenado por Ana Maria Belluzzo (FAPESP, MFA-Houston). Publicou artigos sobre história da arte brasileira e historiografia da arte. Escreve regularmente crítica de arte.

Onde: Central Galeria | R. Mourato Coelho, 751 – Pinheiros, São Paulo – SP

Quando: Quarta-feira, 27.11.13 as 20h

Entrada gratuita

Confirme sua reserva em: http://www.centralgaleriadearte.com/atividades/reserva.php?data=2013-11-27%2020:00:00&program=