Notícia

Revista Amazônia

Pacto Global para Migração: aportes da academia ao debate

Publicado em 21 setembro 2017

Agência FAPESP – O Projeto Temático Observatório das Migrações em São Paulo, do Núcleo de Estudos da População (NEPO) da Unicamp, realizará o workshop “Pacto Global para Migração: aportes da academia ao debate” no dia27 de setembro de 2017, das 9h30 às 18 horas.

O workshop é uma iniciativa para subsidiar a posição brasileira na reunião das Nações Unidas em 2018. A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2016, aprovou a Declaração de Nova York para Migrantes e Refugiados, da qual consta a realização do “Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular”, em 2018. O Pacto é um acordo internacional intergovernamental para a migração internacional.

Os painéis de discussão se baseiam nas sessões temáticas da Declaração de Nova York para a fase de consulta do Pacto. O workshop terá painéis de discussão, com os seguintes temas: “Direitos humanos dos imigrantes e o combate a todas as formas de discriminação”, “Migrações e deslocamentos forçados, tráfico de pessoas e formas modernas de escravidão”, “Migração e mercado de trabalho, mobilidade laboral, trabalho sazonal” e “Cooperação internacional, emigração e migração nas fronteiras”.

O evento acontecerá no auditório da Coordenadoria dos Centros e Núcleos da Unicamp, rua Saturnino de Brito,323, 2º andar, Cidade Universitária, Campinas, SP.

Mais informações: www.nepo.unicamp.br/eventos/2017/PACTO_GLOBAL_MIGRA%C3%87%C3%95ES_programa%C3%A7%C3%A3o_27_

09_2017.pdf.

Agência FAPESP