O ano de 2011 foi norteado por um objeto maior: fazer com que a educação paulista figure, até 2030, entre os melhores sistemas de ensino do mundo. Para isso, o ponto de partida é a valorização do magistério, com uma nova política salarial e plano de carreira para os educadores da rede metas primordiais ancoradas pelo rio-clarense e atual secretário de Educação Herman Voorwald, que completa este mês um ano no topo da hierarquia da educação paulista.
Os esforços fazem parte do programa Educação - Compromisso de São Paulo, que lança um olhar diferenciado sobre a figura mais importante no processo de aprendizagem, o professor. E foi pensando nisso que este ano foi marcado pela implantação de uma nova política salarial e uma estrutura de cargos e salários.
Ao lado dos professores, dirigentes de ensino, supervisores, diretores, merendeiras e toda a comunidade escolar são responsáveis por cada vitória da rede. Investimentos em escolas, reformas, construção de novas unidades. Reestruturação administrativa da Secretaria, visando a desburocratização dos procedimentos e a agilidade na comunicação com as escolas. Ampliação do quadro de servidores e reuniões permanentes com a rede, nos polos regionais, para discutir propostas e redefinir rumos. A integração e o diálogo permanente foram fundamentais para a execução de todas essas ações.
Comprometimento e Integração
Aumentar a integração da família na vida escolar também tem sido prioridade da pasta. O programa Escola da Família, que abre as unidades escolares aos finais de semana para atividades que envolvem pais e alunos, somente este ano desenvolveu mais de 2,5 milhões de atividades. "A família é muito importante para meu crescimento, faz toda diferença ter essa estrutura em casa", diz Bruna Alves da Silva, aluna da 8a série da E.E. Yolanda Noronha do Nascimento, em São Bernardo.
Da mesma maneira que família é essencial, manter-se atualizado aos novos métodos de ensino também é. Por isso, leitura, formação e inclusão digital são primordiais. O programa Acessa Escola - que promove inclusão social e digital aos estudantes recebeu em 2011 mais de Re 55,5 milhões de investimento em equipamentos, bolsa estágio e infraestrutura.
Contar com o envolvimento" dos pais, da comunidade e dos funcionários da rede foi essencial para a realização e implantação de novos projetos, além da ampliação de programas de sucesso. E foi por meio desse envolvimento, que o secretário de Educação Herman Voorwald lançou em outubro de 2011 um pacto com a sociedade paulista. Um compromisso pela melhoria da educação.
"A educação de qualidade em São Paulo é possível porque a rede é multo competente e muito comprometida. Vamos trabalharem conjunto para que as crianças tenham a garantia e o direito de uma boa educação", completa o secretário de Educação Herman Voorwald.
"A consolidação das ações previstas no programa Educação Compromisso de São Paulo está entre os nossos principais desafios e metas para este ano. Entre eles, a conclusão dos planos de carreira do Magistério junto à comissão paritária, a consolidação e expansão do novo modelo de Ensino Médio de Tempo Integral, que inicialmente será implantado em 16 escolas estaduais, as ações pedagógicas e administrativas para o pleno atendimento das 1.206 escolas prioritárias, o fortalecimento do programa de formação continuada dos professores, a conclusão da discussão com a rede sobre a reorganização dos ciclos do Ensino Fundamental de nove anos e o aprimoramento dos recursos tecnológicos oferecidos às escolas estaduais", afirma o secretário Herman Voorwald.
Herman Jacobus Cornelis Voorwald
O atual secretário da Educação de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin. Natural de Rio Claro, interior paulista, é reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) desde janeiro de 2009, professor titular do departamento de materiais e tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Unesp desde 1996 e membro do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas. Herman foi também vice-reitor e assessor-chefe de Planejamento e Orçamento da Unesp no quadriênio 2005-2009. É formado em engenharia mecânica pela Unesp em 1979; mestre em engenharia mecânica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em 1983; e doutor em engenharia mecânica pela Unicamp" (Universidade Estadual de Campinas), em 1988.
Concluiu o doutorado em engenharia mecânica na Unicamp em 1988 e, no ano seguinte, obteve o pós-doutora-do no Laboratorium Soete Voor Weerstand Van Matterialen -Lastechniek, na Bélgica.