Notícia

Esteta

Paço das Artes abre exposição de Bruno Moreschi no dia 31/7

Publicado em 24 julho 2014

O Paço das Artes - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - inaugura no dia 31 de julho (quinta-feira), às 19h, a exposição Sala de Leitura, de, Bruno Moreschi. A entrada é gratuita. Na mesma ocasião, ocorre a abertura da mostra Extinção!, de Suzete Venturelli.

 

O artista Bruno Moreschi foi convidado por Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, para apresentar o resultado final e o processo de produção do projeto ART BOOK, enciclopédia de 50 artistas ficcionais e suas 311 obras. “É assim que ART BOOK se apresenta nesta Sala de Leitura; como uma espécie de diagrama cartográfico dos mapas mentais, visuais e iconográficos, que acompanharam a criação da enciclopédia ficcional”, afirma Priscila Arantes.

 

Iniciado em 2012 e finalizado em 2014, o projeto artístico ART BOOK é resultado de um estudo de Moreschi sobre os padrões visuais e textuais encontrados em diversos livros de história da arte.

 

Nesta exposição, o artista amplia a sua pesquisa e apresenta pela primeira vez não só um lugar propício para ler ART BOOK, mas também um mosaico constituído por mais de 700 imagens, que serviram de referência para a criação das obras ficcionais

encontradas na enciclopédia. O imenso atlas visuais exposto na mostra não se restringe apenas as imagens de obras de arte, mas também aos mais diversos conteúdos visuais que se alastram em livros, nas redes sociais, no contexto urbano, na publicidade, no jornalismo etc.

 

Ao reunir essas imagens a partir de suas semelhanças visuais e seus tipos de discursos, Moreschi cria uma espécie de narrativa esquizofrênica. A principal referência para a criação da instalação são as pesquisas visuais do historiador alemão Aby Warburg, que, entre 1924 e 1929, criou seu Atlas Mnemosine, uma coleção de imagens de diferentes épocas organizadas por aproximações visuais.

 

Assim como os estudos de Warburg, Sala de Leitura também se apresenta como uma tentativa de construir uma história da arte não a partir de autores, épocas e contextos históricos, mas a partir de uma história do olho em que imagens das mais diferentes origens se aproximam a partir de suas visualidades.

 

Segundo a diretora e curadora do Paço das Artes, ART BOOK lança atenção, ainda, para duas questões fundamentais: os procedimentos de construção da história da arte e seus processos de legitimação. “Neste sentido o projeto nos permite entender o arquivo e o documento histórico não como um dispositivo neutro e isento, mas nos alerta, para os jogos de poder implícitos nas construções discursivas”.

 

Priscila Arantes salienta também a importância da mostra para a instituição: “para o Paço das Artes, instituição voltada ao fomento, difusão e memória da jovem arte brasileira, apresentar ART BOOK e sua Sala de Leitura, não somente é uma oportunidade de trazer ao público esta obra tão singular, mas especialmente de dar a ver um projeto que se articula com as preocupações em torno do arquivo e da memória da jovem arte brasileira que tem feito parte do nosso trabalho nos últimos anos”.

 

Sobre ART BOOK

Enciclopédia de artistas de conteúdo ficcional. O trabalho apresenta biografias, imagens de trabalhos e declarações de 50 artistas inventados. O conteúdo do livro, inclusive as 311 obras fotografadas, os textos e a diagramação, foi produzido pelo próprio artista. O resultado é uma publicação em português, inglês e espanhol que se assemelha a outras enciclopédias verdadeiras encontradas em bibliotecas e livrarias.

O projeto é resultado do mestrado que o artista realizou no Instituto de Artes Visuais da Unicamp e sua pesquisa teórica foi parcialmente financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). A orientação é da prof. Lygia Arcuri Eluf. Em 2012, o artista realizou uma residência artística da AUIP (Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado) para produzir parte da enciclopédia na Universidade de Coimbra, Portugal. A obra também foi premiada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea e a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais.

 

Assim como os estudos de Warburg, Sala de Leitura também se apresenta como uma tentativa de construir uma história da arte não a partir de autores, épocas e contextos históricos, mas a partir de uma história do olho em que imagens das mais diferentes origens se aproximam a partir de suas visualidades.

 

Segundo a diretora e curadora do Paço das Artes, ART BOOK lança atenção, ainda,para duas questões fundamentais: os procedimentos de construção da história da arte e seus processos de legitimação. “Neste sentido o projeto nos permite entender o

arquivo e o documento histórico não como um dispositivo neutro e isento, mas nos alerta, para os jogos de poder implícitos nas construções discursivas”.

 

Priscila Arantes salienta também a importância da mostra para a instituição: “para o Paço das Artes, instituição voltada ao fomento, difusão e memória da jovem arte brasileira, apresentar ART BOOK e sua Sala de Leitura, não somente é uma

oportunidade de trazer ao público esta obra tão singular, mas especialmente de dar a ver um projeto que se articula com as preocupações em torno do arquivo e da memória da jovem arte brasileira que tem feito parte do nosso trabalho nos últimos

anos”.

 

Sobre o artista

 

Bruno Moreschi, representado pela galeria Blau Projects, é um artista visual de múltiplas frentes de atuação com projetos artísticos que investiguem o funcionamento de sistemas, entre eles o das artes visuais. Os trabalhos de Moreschi são resultados de pesquisas de longa duração que reúnem características da arte conceitual, mas também um virtuosismo bastante peculiar como se vê no trabalho em que refaz a mão, letra por letra, como um desenho de várias páginas, o conto Pierre Menard, autor de D. Quixote, de Jorge Luis Borges.

 

Leia também texto crítico escrito por Priscila Arantes:

http://pacodasartes.org.br/eventos-e-acoes-de-formacao/sala_de_leitura_exposicao.aspx

 

Serviço

Sala de Leitura | Bruno Moreschi

 

Abertura: 31 de julho de 2014 >> quinta - feira >>19h

Na mesma ocasião, ocorre a abertura da mostra “Extinção!”, da artista Suzete Venturelli

 

Encerramento: 7 de setembro de 2014

 

Grátis | Livre

Paço das Artes

Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP; tel.: (11) 3814 - 4832

Horários: Terças a sextas n- feiras >> 10h às 19h; sábados, domingos e feriados>> 11h nàs 18h

 

Paço das Artes

Av. da Universidade 1

Cidade Universitária

CEP 05508-040

São Paulo/SP, Brasil

T 11 3814 4832