Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Pacientes com câncer compartilham experiências no Dia Internacional da Mulher

Publicado em 08 março 2012

Por Moura Leite Netto

Médicos e enfermeiros se reúnem nesta quinta-feira, 8, às 10h30, para um momento de confraternização com pacientes que participam dos encontros quinzenais do Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer - Amor à Vida - do Hospital A.C.Camargo

Pacientes em diferentes etapas do tratamento oncológico participam de encontros no Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer - Amor à Vida, do Hospital A.C.Camargo. O serviço é gratuito e multidisplinar, reunindo oncologistas, psicólogos, entre outros - com organização da equipe de Enfermagem Ambulatorial - que se reúnem quinzenalmente com homens e mulheres que compartilham suas experiências de vida relacionadas ao enfrentamento e superação do câncer. Nesta quinta-feira, 8, às 10h30 - Dia Internacional da Mulher - haverá um encontro especial da oncologista e diretora do Núcleo de Mastologia, Maria do Socorro Maciel, que promete enaltecer o papel feminino no combate à doença.

"Queremos homenagear as mulheres de hoje, que assumiram a linha de frente no mercado de trabalho, cuidam do lar e zelam pela saúde e bem-estar da família", destaca Maria do Socorro. Após a palestra, as pacientes participarão de uma confraternização com direito a distribuição de brindes como protetores solares, kits de maquiagem e sorteio de lingeries.

Criado em maio de 2009, o Amor à Vida é um programa com reuniões quinzenais, cujo objetivo é levar informações que desmistificam os mais variados tipos de câncer, proporcionando aos pacientes e acompanhantes a troca de informações e experiências e um ambiente descontraído. Inicialmente criado para o público feminino, hoje traz temas também voltados à saúde dos homens. Confira a programação:

08/03/2012 - Cuidados com a saúde da mulher moderna! Comemoração do Dia internacional da Mulher!

22/03/2012 - Cuidados com a minha pele durante a radioterapia.

05/04/2012 - Linfedema e cuidados

19/04/2012 - Qualidade de vida do paciente ostomizado.

03/05/2012 - Sal, Amigo ou Vilão?

17/05/2012 - Reconstrução Mamária.

31/05/2012 - Sexualidade e o Câncer ginecológico.

14/06/2012 - Quimioterapia X queda de cabelos.

28/06/2012 - Ganho de Peso x quimioterapia.Tem alguma relação?

Serviço

Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer - Amor à Vida

Cuidados com a saúde da mulher moderna! Comemoração do Dia internacional da Mulher!

Data: 8 de março de 2012

Horário: 10h30 às 11h30

Local: Auditório da Radioterapia, 1º subsolo, bloco B

Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade

Entrada gratuita

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2011, o Hospital foi eleito pela terceira vez uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo e pela segunda vez consecutiva entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br

No twitter: www.twitter.com/haccamargo

No facebook: www.facebook.com.br/HospitalACCamargo

No flickr: http://www.flickr.com/photos/accamargo

No youtube: http://www.youtube.com/user/accamargovideo