Em uma reviravolta impressionante, Paulo Peregrino, de 61 anos, que travava uma batalha contra o câncer há 13 anos, encontrou a cura através de um tratamento experimental disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A abordagem tem tido resultados promissores e a expectativa é que, no segundo semestre de 2023, mais de 75 pacientes possam se beneficiar com o tratamento com financiamento público.
Em abril, Paulo passou pelo tratamento CAR-T Cell, uma terapia que utiliza as células do sistema imunológico do paciente para combater o câncer. Após um mês do tratamento, o paciente atingiu a total remissão de seu linfoma, um grande marco considerando que já estava próximo de dar início aos cuidados paliativos.
O tratamento com CAR-T Cell tem se destacado como uma opção promissora para pacientes em estágio avançado. Através do método, células do próprio paciente são geneticamente modificadas para reconhecer e atacar as células cancerígenas de forma mais eficaz.
A disponibilidade do tratamento pelo SUS representa um marco importante no acesso a tratamentos avançados na rede pública brasileira, uma vez que, na rede privada de saúde o tratamento ultrapassava o valor de R$ 2 milhões por pessoa. Os resultados promissores destaca o compromisso do SUS em buscar soluções inovadoras para os pacientes.