Um paciente com câncer há 13 anos teve remissão completa em um mês após terapia celular durante estudo na rede pública de São Paulo. A técnica, CAR-T Cell, é considerada revolucionária no combate à doença e já foi usada em 14 pacientes.
O protocolo foi adotado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto, e é feito com verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Todos os pacientes tratados com a técnica tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores no SUS (Sistema Único de Saúde). Paulo Peregrino, que tem 61 anos, lutava contra a doença há 13 anos e estava prestes a receber cuidados paliativos quando foi submetido ao tratamento em abril. Em um mês, houve remissão completa do seu linfoma.
No próximo semestre, outros 75 pacientes serão tratados com o CAR-T Cell com verba pública após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Atualmente, o tratamento só existe na rede privada, por custar cerca de R$ 2 milhões por pessoa.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link