Notícia

Gazeta de Ribeirão

Osmar Sinelli: Um "Scholar" da Hidrogeologia

Publicado em 06 novembro 2011

Por José Aparecido da Silva

Quem encontra o professor Osmar Sinelli, peia primeira vez, tem a vívida impressão de se deparar com um homem que emana natural sabedoria e serenidade. Voz calma, pausada, e sempre acompanhada por gestos gentis, há tempos cativa leigos e especialistas em geologia. Seu profundo conhecimento, carinho e respeito, no trato das questões da terra e da água fazem-no raro exemplo de cientista que ama de forma especial os recursos naturais que nutrem a vida. Cidadão e cientista, valoriza, defende, dignifica, tal qual Euclides da Cunha, muito faz pela terra e pela água, duas das essências da vida

Sinelli graduou-se em Geologia e doutorou-se em Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, ambas, na Universidade de São Paulo. Posteriormente, como bolsista da FAPESP, realizou estudos de pós-doutorado na University of Geórgia, Athens, nos Estados Unidos. Lá ficou um bom tempo, mas jamais esqueceu os escritos de Pero Vaz de Caminha à D. Manuel I, rei de Portugal, no dia primeiro de Maio de 1500: "Águas são muitas: infindas". Sua preocupação com a Etidro-geologia expande-se para a análise do potencial agrícola das águas subterrâneas na Região de Ribeirão Preto, a Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e a preservação do Aqüífero Guarani Foi Prefeito do Campus da USP-RP e aplicou seus vastos conhecimentos em educação e em ciências exatas e da terra enquanto Secretário da Educação do Município de Ribeirão Preto. A Geologia é parte dele, e ele é parte da Geologia, de corpo e alma.

Ao longo de sua longa e brilhante carreira sempre cultivou e espelhou alguns traços muito especiais. Aqueles que tiveram a dádiva de conviver com ele, dizem-no ser um homem modesto, de grande caráter moral, que demonstra integridade, virtuosidade e sabedoria em seu estilo de liderança. Sempre discute as diferenças entre as pessoas em termos humanos, sendo hábil de discordar de outros sem feri-las ou magoá-las por defenderem idéias diferentes das suas. É um homem tolerante, corajoso que enfrenta qualquer problema com atitude positiva, colocando a preservação da vida e da natureza acima de tudo. É um homem apaixonado pela água e pela terra, p um cidadão que acredita no que é certo e bom Tem as habilidades dos grandes líderes: separa as pessoas do problema, foca nos interesses e não nas posições, inventa opções para ganhos coletivos e insiste em usar critérios objetivos. E, o mais importante, faz tudo isso com sabedoria, serenidade e inteligência. É um exemplo de cidadão ribeirão-pretano e um modelo de líder e educador.

Tenho dito aos meus amigos, colegas, discípulos e alunos que a minha trajetória acadêmica me propiciou muitas alegrias e dádivas, e uma das maiores delas foi ter convido com homens sábios como o professor Osmar Sinelli (José Aparecido Da Silva é professor, foi Prefeito da USP-RP)