Notícia

Associação Riograndense de Imprensa

Os vencedores do 6º Prêmio de Reportagem sobre Mata Atlântica

Publicado em 10 agosto 2006

A revista Pesquisa FAPESP e a TV Globo Recife foram as grandes vencedoras do 6º Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica, com apoio da Fundación Biodiversidad da Espanha.
Na categoria "Impresso", a jornalista Alessandra Pereira ficou com o primeiro lugar com a matéria "A vida entre folhas secas", publicada na revista Pesquisa FAPESP (SP) em fevereiro de 2006. O texto aborda a importância e os hábitos das formigas, e revela os resultados do maior estudo sobre esses insetos já realizado na Mata Atlântica brasileira - reuniu especialistas de 11 instituições do país e colaboradores do exterior.
Já na categoria "Televisão", a reportagem vencedora foi "O Pacto Murici", produzida por Beatriz de Castro Serra e equipe da TV Globo de Pernambuco e veiculada em novembro de 2005 no programa "Nordeste Viver e Preservar". A matéria mostra as propostas do Pacto Murici e da Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), fundada por oito organizações ambientalistas brasileiras para executar os projetos do Pacto.
O prêmio das jornalistas é a participação no Oitavo Congresso Nacional de Meio Ambiente da Espanha, que acontecerá em Madri de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2006. O evento é promovido pela Fundación CONAMA e a viagem das ganhadoras é organizada pela Fundación Biodiversidad, ligada ao Ministério do Meio Ambiente da Espanha.
O segundo lugar da categoria "Impresso" ficou com o jornalista Carlos Henrique Fioravanti, pela reportagem "Por que as florestas são diferentes", também publicada na revista Pesquisa Fapesp. Flávio Fachel e a equipe da Rede Globo do Rio ficaram com o vice na categoria "Televisão", pela matéria "Nossa Mata - Espécies em extinção", exibida no Jornal Nacional. Eles receberam R$ 5.000 como prêmio.
Todos os trabalhos podem ser encontrados no site www.premioreportagem.org.br.