Notícia

Portal Fator Brasil

Os vencedores do 53º Prêmio Jabuti

Publicado em 18 outubro 2011

Os melhores livros do ano nas 29 categorias laureadas pelo 53º Prêmio Jabuti foram anunciados no dia 17 de outubro segunda-feira), na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Aberta ao público, a apuração se deu com a leitura de todos os votos dos jurados, num processo marcado pela transparência e transmitido em tempo real pelo Twitter da CBL (@CBL_oficial).

A última etapa do prêmio acontece no dia 30 de novembro, durante a cerimônia de premiação dos vencedores, quando também serão conhecidos os Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, prêmio máximo do Jabuti.

Ao contrário da primeira fase, em que os jurados puderam escolher livremente os dez melhores dentre os inscritos em cada categoria, nesta nova etapa a apuração teve como base a lista fechada dos finalistas de cada uma das categorias.

A edição 2011 do Jabuti passou por duas mudanças no regulamento. A primeira foi a ampliação no número de categorias, que subiu de 21 para 29. Além disso, nesta edição, cada categoria teve apenas um vencedor - antes, as três publicações mais bem votadas eram premiadas.

A escolha do Livro do Ano de Ficção e de Não Ficção, por sua vez, seguirá ­as mesmas regras das edições anteriores. Os finalistas do Livro do Ano Ficção serão os vencedores do Jabuti nas categorias: "Romance" (Ribamar); "Contos e Crônicas" (Desgracida); "Poesia" (Em alguma parte alguma); "Infantil" (Obax) e "Juvenil" (Antes de virar gigante e outras histórias).

Para o Livro do Ano Não Ficção, participam os vencedores nas categorias: "Teoria/Crítica Literária" (Câmara Cascudo e Mário de Andrade - Cartas, 1924-1944); "Reportagem" (1822); "Ciências Exatas" (Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais); "Tecnologia e Informática" (Aprendizagem à distância); "Economia, Administração e Negócios" (Multinacionais brasileiras: internacionalização, inovação e estratégia global); "Direito" (Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro); "Biografia" (De menino a homem - de mais de trinta e de quarenta, de sessenta e mais anos); "Ciências Naturais" (Bioetanol de cana-de-açucar - P&D para produtividade e sustentabilidade); "Ciências da Saúde" (Atlas de endoscopia digestiva da SOBED); "Ciências Humanas" (Manejo do Mundo: conhecimentos e práticas dos povos indígenas do Rio Negro);"Didático e Paradidático" (Coleção Pessoinhas); "Educação" (Impactos da violência na escola: um diálogo com professores); "Psicologia ePsicanálise" (Coração... É emoção: a influência das emoções sobre o coração); "Arquitetura e Urbanismo" (Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo - Grandes obras e urbanização); "Fotografia" (Fotografia de Natureza); "Comunicação" (Impresso no Brasil); "Artes" (Os Satyros); "Turismo e Hotelaria" (Hospitalidade - A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços) e "Gastronomia" (Machado de Assis: Relíquias Culinárias).

Lista completa de vencedores:

.Capa: Invisível, João Baptista da Costa Aguiar -Companhia das Letras.

.Ilustração: O Corvo, Manu Maltez -Editora Scipione.

.Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil:Gildo, Silvana Rando -Brinque-Book Editora.

.Arquitetura e Urbanismo:Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo - Grandes obras e urbanização VL 1,2 e 3,Nestor Goulart Reis e Monica Silveira Brito (colaboração)-Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Edusp.

.Artes:Os Satyros,Germano Pereira -Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

.Biografia:Alceu Penna e as garotas do Brasil: moda e imprensa 1933 a 1975, Gonçalo Júnior-Editora Amarilys.

.In Memoriam:De menino a homem - de mais de trinta e de quarenta, de sessenta e mais anos,Gilberto Freyre-Global Editora.

.Ciências Exatas:Teoria Quântica: estudos históricos eimplicações culturais,Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr., Joan Lisa Bromberg (orgs),Editora Livraria da Física e EDUEPB.

.Ciências Humanas:.:Manejo do Mundo: conhecimentos e práticas dos povos indígenas do Rio Negro,Aloisio Cabalzar. Instituto Socioambiental.

.Ciências Naturais:Bioetanol de cana-de-açucar - P&D para produtividade e sustentabilidade, Luís Augusto Barbosa Cortez (coord.) .Editora Edgard Blücher e Fapesp.

.Ciências da Saúde:Atlas de endoscopia digestiva da SOBED,Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - Marcelo Averbach-Editora Revinter.

.Contos e Crônicas:Desgracida,Dalton Trevisan-Record.

.Comunicação:Impresso no Brasil,Anibal Bragança e Marcia Abreu (orgs), Editora Unesp e Fundação Biblioteca Nacional.

.Didático e Paradidático:Coleção Pessoinhas,Ruth Rocha e Anna Flora-Editora FTD.

.Direito:Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro,Norma Sueli Padilha-Editora Elsevier.

.Economia, Administração e Negócios:Multinacionais brasileiras: internacionalização, inovação e estratégia global,Moacir de Miranda Oliveira Junior e Colaboradores-Bookman.

.Educação:Impactos da violência na escola: um diálogo com professores,Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci (orgs)- Editora Fiocruz.

.Fotografia:Fotografia de Natureza,Luiz Claudio Marigo-Editora Europa.

.Gastronomia:Machado de Assis: Relíquias Culinárias,Rosa Belluzzo-Editora UNESP.

.Infantil:Obax,André Neves-Brinque-Book Editora.

.Juvenil:Antes de virar gigante e outras histórias,Marina Colasanti-Editora Ática.

.Poesia:Em alguma parte alguma,Ferreira Gullar-José Olympio.

.Psicologia e Psicanálise:Coração... É emoção: a influência das emoções sobre o coração,Elias Knobel, Ana Lúcia Martins da Silva, Paola Bruno de Araújo Andreoli-Editora Atheneu.

.Reportagem:1822,Laurentino Gomes-Editora Nova Fronteira.

.Romance:Ribamar,José Castello-Bertrand Brasil.

.Tecnologia e Informática:Aprendizagem à distância,Fredric M. Litto-Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

.Teoria / Crítica Literária:Câmara Cascudo e Mário de Andrade - Cartas, 1924-1944,Marcos Antonio de Moraes (org)-Global Editora.

.Turismo e Hotelaria:Hospitalidade - A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços,Geraldo Castelli-Editora Saraiva.

.Projeto Gráfico:Theodoro Sampaio - Nos sertões e nas cidades,Karyn Mathuiy-Versal Editores.

.Tradução:O livro de Dede Korkut,Marcos Syrayama de Pinto-Editora Globo.