Notícia

Jornal da USP online

Os rumos da pós-graduação

Publicado em 14 setembro 2015

Promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o 1º Simpósio de Pós-Graduação da USP será realizado nos dias 24 e 25 deste mês no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 17, através do site da Pró-Reitoria (www.prpg.usp.br).

“A pós-graduação brasileira está em um momento de mudança. Há muita coisa para discutir”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco. “Após um crescimento enorme nos últimos anos, temos que avaliar quais são as prioridades, quais são as principais demandas e como lidaremos com questões como o fortalecimento do mestrado profissional. A USP desempenha um papel fundamental nesse cenário e o simpósio é uma oportunidade para discutir os rumos da pós-graduação na Universidade.”

Capes – O simpósio começa, no dia 24, com a mesa-redonda “A Capes e o futuro da pós-graduação no Brasil”, com a presença do diretor de Avaliação da Capes, Arlindo Philippi Jr., e do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa, Isac Almeida de Medeiros. Serão discutidos temas como a atuação da Capes no rumo da pós-graduação brasileira, o gerenciamento das bolsas e as formas de avaliação das propostas de pesquisa. Está prevista também a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

No mesmo dia, à tarde, haverá o 1º Encontro dos Cursos de Mestrado Profissional da USP, que analisará os desafios da pós-graduação profissional. O encontro começa com uma mesa-redonda formada pela presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais, Tânia Maria Diederichs Fischer, pelo coordenador da Câmara Curricular da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Fernando Vernilli, e pelo coordenador do Grupo dos Programas de Mestrado Profissional da USP, Celso Carrer.

Para enriquecer o debate, o coordenador de Novos Negócios da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Ricardo Magnani, fará uma apresentação sobre a integração de universidades e empresas, com apoio de agências de fomento. Depois, o coordenador de Pesquisa para a Inovação da Fapesp, Lucio Angnes, falará sobre a pesquisa para a inovação e o papel do pós-graduado como empreendedor.

O segundo dia do simpósio reunirá os quatro pró-reitores da USP para discutir como a pós-graduação se integra às demais atividades da Universidade. A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, falará sobre a relação necessária entre a pós-graduação e a extensão. Os pró-reitores de Pesquisa, José Eduardo Krieger, e de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, falarão, respectivamente, sobre os meios para facilitar a gestão e a informação a fim de estimular a pesquisa e sobre a atuação do pós-graduando nas atividades da graduação. Para fechar o período, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Marcelo Cândido da Silva, fará uma palestra sobre a internacionalização na pós-graduação.

Prêmio – No final do simpósio, será realizada a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Tese Destaque USP, que premiará as teses que se destacaram em nove áreas de conhecimento nos anos de 2013 e 2014.

Instituído em 2012 com o objetivo de estimular a atividade de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos programas de pós-graduação da Universidade, o Prêmio Tese Destaque USP identifica e premia anualmente a melhor tese defendida nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

Por ano, em média, 2.500 títulos de doutorado são outorgados pela USP, o que representa quase 20% das teses de doutorado defendidas no País. Para a premiação de 2015, foram estabelecidas como elegíveis as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014.

O 1º Simpósio de Pós-Graduação da USP será realizado nos dias 24 e 25 deste mês no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 17, no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (www.prpg.usp.br). São 400 vagas. Haverá transmissão ao vivo pela IPTV.