Escritora e tradutora. Sua obra inclui 17 livros entre romances, coletâneas de contos, poemas, ensaios e crônicas. Notabiliza-se pela abordagem madura de temas ligados aos sentimentos humanos. É formada em pedagogia e letras anglo-germânicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), e é mestra em literaturas brasileira e portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Traduziu, entre outros, Virginia Woolf, Bertolt Brecht, Reiner Maria Rilke e Hermann Hesse.
Maria Inês Schmidt - (Medicina)
Autora de importante descoberta para a cura do diabetes que abriu novos horizontes para o tratamento dessa doença, a médica-endocrinologista Maria Inês Schmidt é doutora em epidemologia pela Universidade da Carolina do Norte. Coordena atualmente o programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em paralelo a suas atividades científicas, desenvolve um forte trabalhos para o controle do diabetes em hospitais públicos de Porto Alegre.
Carlos Henrique de Brito Cruz - (Ciência geral)
Professor titular do Instituto de Física da Unicamp, do qual foi diretor por duas vezes, graduou-se em Engenharia de Eletrônica no ITA (1978) e obteve mestrado em Física (1980) e doutorado em Física na Unicamp (1983). Sua área de pesquisa é a física experimental. Foi pró-reitor de Pesquisa da Unicamp de 1994 a 1998. Desde 1995 integra o Conselho Superior da Fapesp, entidade que presidiu de 1996 a junho de 2002. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem do Mérito Científico. Publicou mais de 120 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Em abril de 2002, tornou-se reitor da Unicamp.
Philip Martin Fearnside - (Ciência Aplicada ao Meio Ambiente)
Biólogo de atuação internacional, o norte-americano Philip Martin Fearnside vem se destacando pelas pesquisas referentes ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e possível relação entre seu desmatamento e as mudanças climáticas no planeta. Bacharel pelo Colorado College e Ph.D. na Universidade de Michigan (EUA), Fearnside ocupa a cadeira de pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desde 1978. Trabalhou com manejo de reservatórios na Índia e avaliou planos para construção de hidrelétricas na China. Membro da Academia Brasileira de Ciências, é autor de diversas publicações no Brasil e no exterior.
Jairo Vidal Vieira - (Ciência Aplicada ao Campo)
Engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem se destacado por seu trabalho na área de melhoramento genético de hortaliças, principalmente, de cenouras. Formado pela Universidade Federal de Viçosa e com pós-doutorado pela Texas A&M University, Vieira dedica-se a essa área desde 1978, tendo desenvolvido importantes projetos para a agronomia brasileira, entre eles os cultivares de cenoura "Alvorada" (2000) e "Brasília" (1982), trabalhos que resultaram em uma cenoura com qualidade nutricional superior, maior resistência a doenças, sem deformações e cultivada sem agrotóxicos.
Dieter Carl Ernst Heino Muehe - (Ciência Aplicada ao Mar)
Reconhecido como um dos mais importantes estudiosos em oceanografia no Brasil, Muhe é um dos criadores do Instituto Nacional de Oceanografia Marinha e um dos primeiros a pesquisar a costa brasileira. Desenvolveu, ao longo de sua carreira, trabalhos para empresas como Companhia Vale do Rio Doce e Petrobras. Atualmente é professor de pós-graduacão em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se formou em geografia e fez especialização em geomorfologia.
Notícia
Jornal da Unicamp