Notícia

Sindicarne

Os pinguins, os golfinhos...

Publicado em 26 março 2018

Os pinguins, os golfinhos...

Estudo conduzido no Instituto Oceanográfico da USP com Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) identificou traços de metais pesados, como cádmio, cobre e zinco, até em invertebrados, peixes e aves habitantes das ilhas Kerguelen, pertencentes às Terras Austrais e Antárticas Francesas, um dos locais mais isolados do Planeta.

...as baleias, os leões-marinhos...

Kerguelen reúne 300 ilhas e ilhotas no sul do Oceano Índico, a meio caminho entre África e Austrália, quatro mil quilômetros ao sul da Índia e dois mil quilômetros ao norte da Antártica. As águas são ricas em alimento para pinguins-reais, elefantes-marinhos, leões-marinhos, albatrozes, baleias e golfinhos. Águas à primeira vista isentas de qualquer poluição humana.

...e o fim do mundo!

O arquipélago, de origem vulcânica, é coberto por geleiras, rochas e lava solidificada há muito despejada por um vulcão dormente. A vegetação é açoitada por um vento frio constante. No local há uma estação de pesquisas que abriga 120 pessoas no verão e menos da metade no inverno. O estudo está disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s00300-017-2180-6.