Notícia

Correio Popular

Os fatos

Publicado em 03 agosto 2007

Cientistas descobrem bases genéticas da esclerose múltipla


Cientistas de diversos países anunciaram a descoberta de fatores genéticos associados com a esclerose múltipla. Tratam-se dos primeiros estudos amplos a investigar as bases genéticas da doença do sistema nervoso central, que pode levar à paralisia completa. Inflamatória, crônica e degenerativa, é considerada uma doença auto-imune, que se manifesta a partir da combinação de fatores genéticos e ambientais.As pesquisasanalisaram amostras do DNA de mais de 20 mil pessoas . (Agência Fapesp)


Inovação cresce 8,4% entre as empresas brasileiras

O número de empresas que fizeram inovação tecnológica no Brasil aumentou 8,4% em dois anos, passando de 28.036, em 2003, para 30.377, em 2005, de acordo com a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec) 2005, divulgada pelo IBGE. No período, a participação se manteve constante em relação às pesquisas anteriores: a taxa de inovação das companhias foi de 33,4% no triênio 2003-2005, contra 33,3% no triênio 2001-2003 e 31,3% no triênio 1998-2000. (Agência Fapesp)


Astrofísicos descobrem novo tipo de galáxia

Um novo tipo de galáxia ativa acaba de ser descoberto por um grupo internacional de cientistas, a partir de dados obtidos pelos observatórios espaciais Suzaku, do Japão, e Swift, dos Estados Unidos. O núcleo galáctico ativo (NGA) encontrado é de uma classe que até agora não havia sido detectada, por estar em uma região envolta por gases e poeira tão densos da qual, virtualmente, nenhuma emissão de luz consegue escapar. NGAs estão entre os objetos mais luminosos no Universo, (Agência Fapesp)