Notícia

O Diário (Mogi das Cruzes)

Os 50 anos da Fapesp

Publicado em 22 agosto 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) comemora este ano meio século de investimentos em projetos acadêmicos e científicos que beneficiam centros de estudos e universidades paulistas. É um centro de excelência. Entre as principais realizações, destacam-se os financiamentos nos campos do projeto Genoma, inovações na produção do etanol, biodiversidade, sustentabilidade, bioenergia e mudanças climáticas globais. Em 2011, a Fapesp investiu R$ 912 milhões em pesquisas.

Global

Celso Lafer, presidente da Fapesp, destaca como uma constante nos últimos anos a internacionalização da fundação, por meio de acordos com entidades congêneres no mundo. É uma resposta, segundo ele, ao desafio da interação entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, fundamental para o avanço do conhecimento. O diretor científico da entidade, Carlos Henrique de Brito Cruz, afirma que a ciência em São Paulo tem crescido em quantidade e qualidade.

Revista

Para marcar os 50 anos de Fapesp, a revista Pesquisa produziu alentado e denso número especial em 258 páginas com 50 reportagens relativas a igual número de projetos apoiados pela fundação ao longo de sua história. A versão digital pode ser lida no site www.revistapesquisa.fapesp.br