Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Orientação para evitar acidentes com peixes

Publicado em 08 novembro 2010

Fonte: Agência FAPESP

Professores e alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu FMB da Universidade Estadual Paulista Unesp produziram um folheto para alertar e orientar pescadores profissionais e esportivos a respeito de acidentes causados por peixes nos rios Paraná e Paranapanema, entre as divisas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O material será distribuído para as comunidades pesqueiras e turistas na região e reúne informações sobre primeiros cuidados para ferimentos causados por arraias fluviais, mandis, bagres e outros peixes.

O material também orienta médicos sobre intervenções cirúrgicas nos casos mais graves. O projeto é coordenado por Vidal Haddad Júnior, da FMB da Unesp, e envolve a participação de alunos de doutorado. Os estudantes entrevistaram pescadores das comunidades ribeirinhas da região do Alto Rio Paraná para conhecer as principais causas dos acidentes durante a pesca.

Segundo a Unesp, os folhetos, elaborados em linguagem simples, direta e ilustrada, podem contribuir decisivamente para a diminuição dos acidentes do tipo na região, sendo a iniciativa aplicável em toda a Bacia do Prata.

Nos últimos três meses, os alunos constataram a ocorrência de vários ferimentos feitos por peixes, como o grande número de acidentes múltiplos por mandis, que são peçonhentos e causam dor intensa.

Outro grande número de traumas está relacionado a peixes de valor comercial, como pintados, traíras, corvinas e piranhas, que ferem com suas estruturas corporais - eles apresentam raios de nadadeiras corvinas e tucunarés ou dentes piranhas e traíras .

O material será entregue em pontos estratégicos das comunidades ribeirinhas. Para os demais interessados, o fôlder estará disponível em PDF, a partir desta segunda 8/11 , no site da faculdade.

Mais informações: www.fmb.unesp.br