Ao todo, 8 pesquisadores ligados a Unesp de Botucatu, foram citados no ranking global
Na última quarta-feira (18), um ranking global dos pesquisadores altamente citados em artigos ao redor do mundo, colocou em evidência a queridinha do estado de São Paulo: a Unesp.
Celeiro de pesquisadores notáveis, que impactam globalmente, a Unesp Botucatu colocou 8 nomes na lista divulgada pela Clarivate Analytics. Confira quais são:
José Maurício Sforcin
Há quase três décadas, o biólogo e imunologista José Maurício Sforcin, se concentra em estudar os efeitos da própolis em tratamentos complementares para doenças como HIV, câncer e inflamação. Além de experiente pesquisador, Maurício é apreciador de vinhos e pratica meditações.
Marcello Fabiano de Franco
Falecido em 2017, Marcello Fabiano de Franco concluiu doutorado em patologia, na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Além de ter sido professor titular da FMB até 1996 e, posteriormente, professor titular da Universidade Federal de São Paulo. Atuou como consultor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação Oswaldo Cruz e de revistas científicas nacionais e internacionais.
Hélio Amante Miot
Hélio Amante Miot concluiu o doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo em 2005 e a livre-docência em Dermatologia pela Unesp Botucatu em 2014. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Unesp; orientador de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-graduação em Patologia e de Fisiopatologia em Clínica Médica (Nível 5 da CAPES). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
José Luiz Stape
Jose Luiz Stape é o Gerente Executivo de Tecnologia da Suzano Celulose e Papel e professor de pós-graduação da Unesp. Concluiu o doutorado em Forest Sciences – Colorado State University em 2002, e foi professor Doutor em Silvicultura na Universidade de São Paulo de 1995 a 2008 e da NCSU de 2008 a 2015. Na USP foi coordenador do curso de Engenharia Florestal e coordenador das Estações Experimentais Florestais da USP.
Clayton Alcarde Alvares
Clayton Alcarde Alvares é engenheiro Florestal pela Escola Superior de Agricultura na USP, doutor em Recursos Florestais pela ESALQ/USP. Recebeu menção honrosa, em 2005, no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, e em 2009 e 2013, no Simpósio de Geoestatística Aplicada às Ciências Agrárias. Entre 2011 e 2014 foi pesquisador do IPEF e da Forest Productivity Cooperative (FPC), em Piracicaba. Entre 2014 e 2015 foi pós-doutorando na NCSU em Raleigh-NC, EUA. Atualmente é Gerente P&D da área de Metadados e Modelagem Ecológica na Suzano S.A. Desde 2019 é Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal na Unesp Botucatu.
Leonardo Fonseca Castro de Brito
Leonardo Fonseca Castro de Brito possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Unesp (2000), doutorado em Veterinary Medicine pela University of Saskatchewan (2006) e mestrado-profissionalizante em Veterinary Medicine pela University of Saskatchewan (2002).
Alessandro Francisco Talamini do Amarante
Alessandro Francisco Talamini do Amarante possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Medicina Veterinária pela UNESP (1996). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Parasitologia, Instituto de Biociências da Unesp Botucatu.
José Luiz Moraes Vasconcelos
José Luiz Moraes Vasconcelos é médico Veterinário, Mestre em produção animal pela UFMG, Doutor pela UNESP – Jaboticabal/SP e Professor na UNESP – Botucatu/SP. Como pesquisador, estuda a eficiência reprodutiva de bovinos de leite e corte, teve parte de sua formação profissional realizada no Dairy Science Departament da University of Wisconsin, USA. Tem realizado pesquisas relacionadas aos protocolos de inseminação artificial em gado de leite e corte em todo o território nacional.