Notícia

Pindavale

Organização Mundial de Meteorologia oferece serviços do Inpe

Publicado em 05 março 2012

Agência FAPESP - A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) oferece em seu website dois novos produtos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) voltados a aplicações que dependem de sinais de geoposicionamento de alta fidelidade, como agricultura de precisão, operações de resgate, construção civil, perfurações e atividades científicas.

Desenvolvidos como parte do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do Inpe, o "TecMap" e o "Mapa de Cintilação da Ionosfera" fornecem dados importantes para avaliar fenômenos que podem interferir em sistemas de localização e de telecomunicações, por exemplo.

Medidas de TEC, sigla em inglês para "conteúdo eletrônico total", são fornecidas pelo TecMap, que elabora estimativas do atraso de sinais de aplicações GNSS (semelhante ao GPS) de frequências simples e dupla. As medidas são mostradas em diferentes tonalidades no TecMap, que também fornece uma animação da variação do TEC a cada 10 minutos.

Resultado de colaboração com a Universidade de Nagoya, a Universidade de Kyoto, o NICT-Japão e o IBGE-Brasil, o TecMap pode ser visto no endereço: www.wmo.int/pages/prog/sat/spaceweather-productportal_en.php, seguindo-se os links "Ionospheric", "Total Electron Content" e "Tec Brazil".

Já o Mapa de Cintilação da Ionosfera mostra a localização e os valores de índice S4 medidos pelos receptores da rede LISN, em tempo quase real. Uma animação exibe a variação da cintilação da ionosfera na noite do dia anterior, representada pelo índice S4, que afeta sistemas de telecomunicações e a disponibilidade do sinal GNSS.

O Mapa de Cintilação pode ser visto em: www.wmo.int/pages/prog/sat/spaceweather-productportal_en.php, seguindo-se os links "Ionospheric", "Ionospheric Irregularities" e "Brazil Ionospheric Scintillation Map".

Mais informações: www.inpe.br

Autor: Jornalismo AgoraVale