Depois de acender uma polemica internacional sobre o fim da era do computador pessoal (PC) como é conhecido hoje, para dar lugar a um equipamento de baixo custo; principalmente para uso na Internet, a Oracle mostrou que não está brincando quando briga para assumir um papel de destaque na rede mundial de computadores. A subsidiária brasileira disponibilizou para os usuários locais sua nova linha Oracle Websystem - um conjunto de software para dar capacidade de processamento à Internet, possibilitando acesso em tempo real aos dados corporativos, recurso que os concorrentes ainda não lançaram, garante a companhia.
A questão do micro de baixo custo vem arrancando discussões acaloradas entre o presidente da Oracle Corporation, Larry Ellison e o chairman da Microsoft, Bill Gates, desde o final do ano passado, apesar de terem firmado um acordo tecnológico para operar na Internet. Ellison procura um fabricante de micros para concretizar seu projeto de "Network Computer" (NC), um computador para uso em redes, com sofisticado ambiente gráfico e que permite carregar softwares dos servidores através de redes.
Acabaria, assim, a era do computador pessoal (PC) como é conhecido hoje. O NC seria uma alternativa com recursos do PC como correio eletrônico, processador de texto, geração de apresentações e bancos de dados, incluindo navegação e atualização de informações. Custaria entre US$ 500 e US$ 1 mil e seria destinado potencialmente a corporações, usuários individuais e instituições de ensino. Para Gates, trata-se de uma idéia "estúpida", que nunca funcionará.
Ricardo Santos, diretor de marketing da Oracle do Brasil, diz que não foi fechada parceria ainda com nenhum fabricante de hardware para criar o NC e que não há prazo para lançamento do produto. A prioridade da subsidiária no momento é a linha Websystem, anunciada no mercado internacional em setembro do ano passado.
Para entender sua importância. Santos explica que a Internet, atualmente, é uma rede sem capacidade de processamento, com páginas estáticas. As informações das "nome pages" são atualizadas pelos provedores de serviços periodicamente (há casos até quinzenais). A proposta da Oracle é que as páginas estejam armazenadas num banco de dados da marca, com interação "real time" (tempo real), principalmente para atender o comércio eletrônico. Significa que o provedor de serviços poderá coletar os dados dos usuários de sua "home page" e processá-los com os dados corporativos da, empresa em tempo real.
A linha Websystem é composta por três produtos. O Oracle Webserver é uma combinação do World Wide Web (WWW) - a seção multimídia da Internet - e do servidor de dados Oracle 7, que é destinado ao desenvolvimento intensivo de aplicações baseadas em Web. Pode ser utilizado com os sistemas existentes, possibilitando às empresas empregar a Web como um mecanismo para o acesso a bancos de dados distribuídos e aplicações de qualquer parte do mundo, que podem ser automaticamente incorporados ao processo padrão de negócios da empresa.
O segundo produto é o Oracle Power Browser, um navegador para usuários da Internet, configurado para rodar em micros. É oferecido gratuitamente aos usuários. O Oracle Web Server Option é um software que faz a integração da base de dados que já existe no Oracle 7 com a Internet. Tanto o Option quanto o Webserver custam R$ 6.245 cada. Os dois produtos são acompanhados do Webagent, que faz a interface entre o "browser" e o banco de dados Oracle.
Notícia
Gazeta Mercantil