Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Oportunidades no setor de Tecnologia Oceânica traz Canadá ao Brasil

Publicado em 09 fevereiro 2014

Por Karoline Pereira

Uma delegação composta de representantes da iniciativa privada, associações setoriais e uma das maiores instituições de apoio à pesquisa do Canadá, especializadas no setor de tecnologia oceânica, desembarca no Brasil nos próximos dias para uma série de encontros com empresas, associações e universidades envolvidas no setor. A delegação, que será liderada pela Ocean Technology Alliance Canada (OTAC), conta com 08 representantes das principais empresas canadenses na área e passará pelo Rio de Janeiro entre os dias 09 e 11 de fevereiro e Rio Grande do Sul nos dias 11 e 14 do mesmo mês. O objetivo da missão é conhecer as oportunidades de negócios e parcerias desse setor no Brasil, além de apresentar produtos e serviços especializados para o mercado brasileiro.

A primeira parada do grupo será em Macaé (RJ), onde devem se encontrar com representantes do Centro de Observação Oceânica da Petrobrás. Na ocasião, o grupo participará do seminário “Sinergias e Competências na Área de Tecnologias Oceânicas entre Brasil e Canadá”. Os membros da comitiva terão ainda um encontro com representantes da Marinha do Brasil e outras empresas locais durante a visita.

“Acreditamos que essa missão é o mecanismo ideal para encorajar parcerias em diversas áreas. Identificamos inúmeras oportunidades de colaboração entre Brasil e Canadá dentro do setor de Tecnologias Oceânicas e nossa intenção é estimular cada vez mais a relação entre os dois países através do comércio bilateral e de pesquisas conjuntas entre nossas universidades. Principalmente ao que diz respeito as áreas de inovação, ciência e tecnologia.”, afirma Sanjeev Chowdhury, Cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro.

Em Porto Alegre a comitiva participa de encontros com diversas entidades como FIERGS e FAPERGS. O grupo visitará ainda as instalações do Porto do Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande, em Pelotas. Durante a visita, o grupo poderá conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos no Parque Tecnológio Oceânico da universidade.

A missão é uma iniciativa da International Science and Technology Partnerships Canada (ISTP Canada) e da Ocean Technology Alliance Canada (OTAC) em parceria com o Consulado Geral do Canadá no Rio de Janeiro e o Escritório Comercial do Governo do Canadá em Porto Alegre. As empresas e associações canadenses presentes na missão incluem: ISTP Canada, ASL Environmental, Pangeon Subsea, Satlantic, Hawboldt Industries, ISE – International Submarine Engineering, Rockland Scientific e MDA Systems.

A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo Governo do Canadá para expandir o setor no país, além de ampliar as parcerias com instituições locais e estimular a troca de conhecimento e cooperação com parceiros brasileiros.

Sobre o ISTP – International Science and Technology Partnerships Canada

O ISTP desenvolve e implementa programas de P&D na área de Ciência e Tecnologia através dos acordos de cooperação assinados entre o Canadá e três parceiros comerciais-chave: Brasil, China e Índia. Através do Governo do Canadá por meio do Departamento de Relações Internacionais, Comércio e Desenvolvimento do Canadá (DFATD), o ISTPCanada facilita a cooperação em P&D entre empresas canadenses, organizações de pesquisa e os seus parceiros nesses países, além de investir em projetos de P&D colaborativos. Todos os parceiros no setor, apoiados pelo ISTPCanada são financiadas conjuntamente pela indústria, parceiros estrangeiros, e os governos locais. No Brasil, o ISTPCanada co-financia projectos bilaterais P&D em colaboração com a FAPESP, FAPEMIG, FACEPE e FAPERJ, além da CNPq.

Sobre a OTAC – Ocean Technology Alliance Canada

A OTAC foi fundada em agosto de 2011 pelas associações regionais de tecnologias oceânicas do Canadá para criar oportunidades de networking que fortalecem a capacidade econômica do setor de Tecnologia Oceânica do Canadá, para o benefício de empresas do setor e organizações afiliadas. A OTAC representa atualmente 192 empresas e organizações no Canadá.