Notícia

Jornal MG Turismo

Oportunidades acadêmicas nos Estados Unidos

Publicado em 25 agosto 2017

Comemorando seus 60 anos de existência, a Comissão Fulbright no Brasil oferece oportunidades acadêmicas para brasileiros estudantes de pós-graduação, membros do corpo docente e professores de inglês recém-graduados. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos, em parceria com o Governo brasileiro, e tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.

Veja as oportunidades disponíveis no site da Comissão Fulbright: www.fulbright.org.br.

Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. As candidaturas devem ser feitas online até 1º de outubro de 2017.

Bolsa para ensinar português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. As candidaturas devem ser feitas online até 1º de outubro de 2017.

Professor/ pesquisador júnior: programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos EUA, com duração de três ou quatro meses. As candidaturas devem ser feitas online até 1º de outubro de 2017.

Professor /pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA. As candidaturas devem ser feitas online até 1º de outubro de 2017.

Cátedras: professores e pesquisadores sêniors de todas as disciplinas podem-se candidatar a 10 diferentes oportunidades para universidades selecionadas dos EUA. As bolsas variam de três ou quatro meses de duração e/ou para realizar e ministrar cursos e pesquisa nos EUA. Nestes casos, o candidato não precisa apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA, já que concorrerá a vagas pré-determinadas. Entre as oportunidades disponíveis, cabe destacar a parceria com a CAPES e a FAPESP na Cátedra Dr. Ruth Cardoso, o mais antigo programa da Comissão nesta modalidade.

Para mais informações sobre esta Nota à Imprensa entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília pelo e-mail BrasiliaEMBEUA@state.gov ou pelos telefones (61) 3312-7367 / 7350 / 7364.

Fonte: Imprensa Embaixada EUA