Notícia

Leia Já

Oportunidade para pós-doutorandos da América Latina

Publicado em 09 novembro 2016

Os pesquisadores da América Latina, residentes no exterior, que desejarem realizar pós-doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos - SP, podem se inscrever em qualquer época do ano no Programa de Atração de Jovens Talentos (PAJT). O objetivo do programa é viabilizar a pré-seleção e indicar os candidatos que poderão receber bolsas das agências financiadoras durante o período de pesquisa. A iniciativa é promovida pela Comissão de Relações Internacionais (CRInt) e pela Comissão de Pesquisa (CPq) do Instituto.

Os projetos realizados pelos pós-doutorandos contribuem para alavancar os resultados científicos e tecnológicos das regiões em que atuam e a meta do ICMC com esse programa é fortalecer as comunidades locais e regionais, consolidando as redes de cooperação em pesquisa na América Latina. Nos últimos cinco anos, 145 pesquisadores decidiram fazer pós-doutorado no ICMC, sendo 31 deles estrangeiros. Entre esses, 17 realizam atualmente suas pesquisas no ICMC, além de 36 pós-doutorandos brasileiros.

Para participar da seleção os candidatos ao programa irão passar por duas fases. Na primeira, é preciso enviar o currículo atualizado para o e-mail crint@icmc.usp.br, com o assunto “Inscrição PAJT-ICMC”. Os aprovados deverão escrever um projeto de pesquisa junto com o supervisor do trabalho, que será indicado pela CPq. Na segunda fase, os interessados e supervisores deverão submeter seus projetos às agências financiadoras - de acordo com os prazos dos editais de cada uma - tais como FAPESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O trâmite das propostas nas agências leva em média entre 90 e 120 dias. Para mais informações sobre o processo seletivo, o candidato pode acessar  o edital completo.