Notícia

Unesp

Oportunidade para pós-doutoramento na Unesp de São Vicente

Publicado em 24 julho 2013

O Projeto Temático Fitoterápicos padronizados para o tratamento de doenças crônicas, apoiado pela Fapesp, tem uma vaga para pós-doutoramento no Câmpus Experimental do Litoral Paulista, da Unesp.

O projeto tem, como objetivo, desenvolver a padronização de extratos vegetais que possam ser úteis para o tratamento de doenças crônicas, visando obter subsídios para auxiliar a Política Nacional de Fitoterápicos e a implementação de plantas medicinais no SUS.

Dentro desse contexto, o candidato ao pós-doutoramento deverá apresentar experiência em análises por cromatografia (líquida e gasosa), bem como análises espectrais (RMN, IV, UV e EM), com ênfase em Espectrometria de Massas, nas áreas de química analítica e orgânica.

O foco consistirá em subsidiar os trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo, envolvendo os temas: 1) Otimizar metodologias analíticas, baseadas em cromatografia líquida e espectrometria de massas, para a pré-concentração, detecção e quantificação de metabólitos secundários, presentes em extratos de origem vegetal; 2) Correlacionar a estrutura química de possíveis metabólitos com as atividades biológicas detectadas por ensaios realizados pelo grupo envolvido no projeto temático como, por exemplo, a mutagênica, antitumoral, antiulcerogênica, anti-inflamatória, fitoestrogênica, entre outras.

O grupo de pesquisadores envolvidos neste projeto conglomera conhecimentos multidisciplinares em áreas de fronteira de ciências exatas e biológicas, importantes para o avanço da área.

Os interessados deverão apresentar o curriculum vitae atualizado, uma carta de apresentação e um breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira no assunto, bem como duas cartas de apresentação/recomendação.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, Prof. Dr. Wagner Vilegas, do Câmpus Experimental do Litoral Paulista/Unesp, pelo e-mail: vilegasw@gmail.com.

O valor da bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp é de R$ 5.578,80 mensais e estará disponível por um período de 12 meses.

Assessoria de Comunicação e Imprensa