Notícia

Meio Filtrante online

Oportunidade de treinamento técnico em mecânica de fluidos com Bolsa da FAPESP

Publicado em 29 novembro 2017

Agência FAPESP – O Grupo de Reologia de Materiais Viscosos e Viscoplásticos da Faculdade de Engenharia da Unesp, em Ilha Solteira, dispõe de uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3), com Bolsa da FAPESP, para o projeto “Melhorias do aparato experimental dedicado ao estudo de fenômenos pulsantes em corridas de lama – validação experimental da frequência de corte”. O prazo de inscrição termina em 5 de dezembro de 2017.

O selecionado atuará no apoio técnico a atividades de laboratório no âmbito de projeto que estuda fenômenos pulsantes em corridas de lama (mudflows ou movimentos de massa). O bolsista trabalhará na calibração de equipamentos (sistemas de perturbação e de medida da superfície livre), assim como colaborará na realização dos ensaios: de caracterização física, reológica e de medição de superfície livre.

A pesquisa visa realizar experimentos com reologia não newtoniana, implementando melhorias no sistema de perturbação de escoamento e também no sistema de medição da superfície livre, o que possibilitará gerar ondas de rolagem (roll waves) estabilizadas e aferir as propriedades das mesmas (amplitude e período) com precisão.

O candidato deve ter graduação em Engenharia ou Ciências Exatas, com familiaridade em Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Sistemas de Interface. Para se inscrever, os interessados na vaga deverão enviar e-mail para o professor coordenador Geraldo de Freitas Maciel (maciel@dec.feis.unesp.br).

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1834.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada para alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as Bolsas de Treinamento Técnico estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP