Notícia

Esteta

Oportunidade de Pós-Doutorado em Matemática Aplicada e Estatística na Unicamp

Publicado em 14 abril 2016

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão para Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), oferece duas oportunidades de Pós-Doutoramento na área de Matemática Aplicada e Estatística com bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrição encerram em 20 de abril.

Os bolsistas trabalharão no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc-Unicamp), em Campinas.

A primeira bolsa está vinculada ao projeto Algoritmos Paralelos para Determinação de Estruturas de Proteínas. A posição é focada no desenvolvimento de métodos de Otimização e Algoritmos para obter estruturas 3D de proteínas usando dados de RMN. A paralelização dos algoritmos desenvolvidos será fundamental, devido ao alto custo computacional associado.

Os candidatos devem ter concluído doutorado em Matemática Aplicada ou Bioinformática há menos de sete anos. Devem ainda ter sólida formação em análise e implementação de métodos de otimização e demonstrar experiência em C++, Matlab e Computação de alta performance (especialmente OpenMP e MPI).

Os critérios para seleção incluirão experiência comprovada em pesquisa envolvendo Matemática Aplicada, Otimização e Bioinformática, sólida formação em Computação, disposição para trabalho em grupo e excelente habilidade verbal e escrita. É também desejável que o candidato tenha prévia experiência em pesquisa em grupo multidisciplinar e que tenha colaborado em projetos de pesquisa envolvendo empresas ou instituições governamentais.

Os interessados deverão enviar e-mail para o Prof. Carlile Lavor no endereço clavor@ime.unicamp.br com os seguintes documentos: carta manifestando interesse, com informações completas de contato, ano em que finalizou o doutorado e nacionalidade/cidadania e respondendo de forma concisa às ênfases de pesquisa e aos critérios acima; curriculum vitae com formação educacional, experiência de investigação e publicações; e carta de apresentação, incluindo nomes e informações de contato de dois profissionais que possam recomendá-lo (não incluir cartas de recomendação). Os arquivos devem estar em PDF com a indicação de "CEPID Postdoc" no campo de assunto da mensagem.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1073/.

A segunda bolsa está vinculada ao projeto Modelagem Matemática para Sistemas envolvendo Incerteza.

Os interessados devem ter concluído doutorado na área de Matemática Aplicada ou Computação. Devem ter experiência em "Fuzzy" e, de preferência, também em Intervalos Matemáticos. Assuntos como "Fuzzy Sets, Extensions of Fuzzy Sets, Gradual Numbers, Aggregations and Interval Mathematics" são ferramentas básicas para esse contexto de pesquisa.

Os critérios de seleção incluirão experiência de pesquisa comprovada em Matemática Aplicada, sólida formação em Computação, entre outros. É desejável que o candidato tenha prévia experiência em pesquisa em grupo multidisciplinar e que tenha colaborado em projetos de pesquisa envolvendo empresas ou instituições governamentais.

Os interessados devem enviar e-mail para o Prof. Carlile Lavor, no endereço clavor@ime.unicamp.br, com os seguintes documentos: carta manifestando interesse, contendo informações completas de contato, ano em que finalizou o doutorado e nacionalidade/cidadania e respondendo de forma concisa às ênfases de pesquisa e aos critérios elencados; curriculum vitae com formação educacional, experiência de investigação e publicações; uma carta de apresentação, incluindo nomes e informações de contato de dois profissionais que possam recomendá-lo (não incluir cartas de recomendação). Os arquivos devem estar em PDF com a indicação de "CEPID Postdoc" no campo de assunto da mensagem.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1075/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP