Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Oportunidade de pós-doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica com bolsa, no CDMF

Publicado em 04 outubro 2016

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica com bolsa da Fundação. O prazo de inscrição encerra em 13 de outubro.

O bolsista vai integrar a equipe de pesquisa do CDMF, que tem como instituição-sede o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara. Participará de projeto que visa o desenvolvimento de células solares de perovskita. Para isso, filmes semicondutores de TiO2, Nb2O5 e CH3NH3PbI3 serão preparados e caracterizados individualmente. Em adição, os dispositivos serão montados e as células solares serão caracterizadas quanto à eficiência de conversão de energia solar.

Os candidatos devem ter conhecimento na área de dispositivos fotovoltaicos e experiência em técnicas de deposição de filmes envolvidas na preparação das células solares, como sputtering reativo, atomic layer deposition (ALD), spin coating, dip coating, entre outras técnicas de deposição; assim como em síntese e deposição de filmes de perovskita CH3NH3PbI3 e em técnicas de caracterização de dispositivos fotovoltaicos como medidas de tensão versus corrente e eficiência quântica.

Os interessados deverão enviar carta apresentando interesse, currículo vitae resumido, descrevendo a formação acadêmica, publicações e informações que comprovem sua experiência científica na área do projeto, além de nomes e e-mails de duas pessoas como referência para Elson Longo, pesquisador principal do CDMF, no e-mail elson@iq.unesp.br, com cópia para Assessora Administrativa (rose.liec@iq.unesp.br).

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1268/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no siteFAPESP-Oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP