Notícia

Planeta Universitário

Oportunidade de PD em biologia molecular e bioquímica

Publicado em 24 agosto 2009

O Projeto Temático "Efeitos Biológicos e Aplicações Farmacêuticas de Lectinas", apoiado pela FAPESP, tem uma vaga aberta para pós-doutoramento. O objetivo é desenvolver o projeto de pesquisa "Produção de ArtinM recombinante nas formas oligomérica e monomérica: estudo estrutural e análise comparativa de atividades".

ArtinM é uma lectina presente em sementes de jaca, que se liga especificamente a D-manose, diferentemente do seu homólogo jacalina, ligante de D-galactose. Na forma nativa, ArtinM apresenta-se como um homotetrâmero, resultante da associação não-covalente de quatro subunidades do monômero.

Segundo a professora Maria Helena Goldman, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nos últimos anos foram descritas importantes atividades biológicas de ArtinM, principalmente ligadas à modulação e regulação das respostas imune inata e adaptativa, denotando-se um grande potencial terapêutico para essa proteína.

A relevância desse conjunto de propriedades conduziu à obtenção de ArtinM em larga escala, na forma recombinante. A proteína purificada a partir da expressão em E. coli se apresentou, exclusivamente, na forma monomérica e algumas das atividades de ArtinM exigem a forma oligomérica da lectina.

Dessa forma, o projeto tem como objetivo principal desenvolver meios para obter ArtinM recombinante, especialmente em leveduras, nas diferentes formas oligoméricas e avaliar os mecanismos envolvidos na modulação da resposta imune pelas diferentes variáveis estruturais.

O candidato deve ter experiência nas seguintes áreas:

técnicas de biologia molecular e larga experiência em clonagem;

expressão e purificação de proteínas;

bioquímica de proteínas;

noções básicas de análise de estrutura proteica;

biologia celular;

cultivo e manipulação de células eucarióticas;

cultivo e manipulação de leveduras;

análise de expressão e/ou purificação proteica em leveduras;

formação e/ou experiência em biotecnologia é desejável;

preferência a candidatos com larga experiência de laboratório e com domínio do inglês (falado e escrito). Experiência internacional será considerada.

Interessados devem enviar, para a professora Maria Helena, supervisora do projeto e responsável pela seleção dos candidatos, por e-mail ( mgoldman@ffclrp.usp.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ), os seguintes documentos em formato PDF:

carta de apresentação indicando a razão do interesse e com um breve relato de sua experiência;

indicação de três referências com endereço de e-mail para contato.

O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br

Agência FAPESP