Notícia

Revista Museu

Oportunidade de estágio de pesquisa em Portugal

Publicado em 09 dezembro 2013

BRASIL, São Paulo - A Cátedra Jaime Cortesão, órgão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, selecionarão cinco pesquisadores para receber bolsas de estudo, com duração máxima de dois meses.

A oportunidade é destinada a alunos de pós-graduação do Brasil (em nível de mestrado ou doutorado) que tenham interesse em realizar pesquisas em arquivos, bibliotecas ou centros de memória e documentação em Portugal.

Os selecionados receberão auxílio de € 700 por mês para custear a permanência no país. As despesas com passagem aérea, seguro saúde e passaporte serão de responsabilidade dos candidatos.

Para participar da seleção, o candidato deve apresentar o projeto de pesquisa original do mestrado ou doutorado, o plano de trabalho em Portugal com definição do período desejado para a viagem e aceite do orientador, carta-convite de um pesquisador em Portugal, duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil, comprovação de inscrição em programa de pós-graduação e histórico escolar da graduação.

Com base na documentação enviada, os candidatos selecionados serão convocados para uma entrevista.

As inscrições serão aceitas até o dia 20 de dezembro e devem ser encaminhadas pelo site
http://cjc.fflch.usp.br/edital_bolsas_2014

Fonte: Agência FAPESP