Notícia

Esteta

Oportunidade de colaboração com pesquisadores do Horizonte 2020

Publicado em 29 setembro 2015

A FAPESP anuncia a primeira oportunidade para pesquisa em colaboração no âmbito do acordo de cooperação com a União Europeia para o programa Horizonte 2020 (H2020).

 

A UE financiará a participação de parceiros de países vizinhos e de países em desenvolvimento, mas não financiará automaticamente parceiros de países industrializados e de economias emergentes, como o Brasil.

 

No Estado de São Paulo, pesquisadores elegíveis para receber apoio da FAPESP podem usar as modalidades de apoio oferecidas pela Fundação para financiar sua participação nas propostas com o H2020.

 

A FAPESP receberá propostas associadas ao H2020 a qualquer momento (fluxo contínuo), mas segundo os prazos do H2020. Observa-se que o H2020 tem seus próprios cronogramas, que devem ser seguidos pelos proponentes da UE.

 

As propostas submetidas à FAPESP devem ser escritas em inglês e seguir as normas para a modalidade solicitada pelo proponente: Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores. As propostas devem ser submetidas à FAPESP pelo SAGe.

 

O orçamento solicitado à FAPESP deve ser compatível com as normas do auxílio FAPESP solicitado. Não há necessidade de que a proposta tenha orçamentos iguais do lado da FAPESP e do lado da UE.

 

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/9775.