Notícia

Diário de Pernambuco

Oportunidade - Abertas inscrições para festival de games

Publicado em 01 fevereiro 2006

Com o objetivo de fomentar o mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil, o 1º Festival Universitário de Games irá reunir trabalhos na área produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação de todo país. Promovido pelo CS:Games, grupo de games da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP), o evento será realizado paralelamente ao 1º Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, entre os dias 1 e 4 de junho, na Puc-SP, no Campus Marquês de Paranaguá. Podem ser inscritos projetos de conclusão de curso, trabalhos para disciplinas e também de inovação tecnológica. A organização do evento informa que os projetos de desenvolvimento de games realizados por estudantes universitários fora do contexto de seus cursos, desde que não tenham sido realizadas no âmbito de empresas, também podem participar.
Serão aceitos games realizados nos últimos três anos (a partir de 1º de janeiro de 2003), de todos os gêneros - aventura, ação, corrida, esportes, estratégia, arcade, RPGs, MMORPGs, webgames,advergames, jogos sérios, simulações, game art, gêneros híbridos e originais, entre outros. O pré-requisito é que os projetos contemplem pelo menos uma das quatro categorias: desenvolvimento, demo jogável, jogo ou mods.
Os trabalhos selecionados serão exibidos durante o festival e os melhores serão eleitos por um júri especializado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de abril no www.pucsp.br/festivalgames.Além disso, o candidato deverá enviar o trabalho pelos Correios, igualmente até a data estabelecida. Outras informações podem ser obtidas pelo festivalgames@pucsp.br ou pelo endereço http://csgames.incubadora.fapesp.br/portal.

Categorias
Os trabalhos podem concorrer em quatro modalidades:
* Desenvolvimento - roteiro, story board (roteiro e fases do jogo desenhadas), telas, modelagem de personagens e ambientes (screen shoots), produção sonora (vozes dos personagens, sons dos ambientes, efeitos especiais, trilha) e interface.
* Demo jogável - jogos com pelo menos uma fase ou um tutorial realizado.
* Jogo - projeto de jogo concluído.
* Mods - modificações em jogos com engines não alteradas.