Notícia

Parque Tecnológico São José dos Campos

OpenSense, empresa incubada no PqTec, é selecionada para receber financiamento PIPE-FAPESP

Publicado em 22 novembro 2021

Por Giselle Rodrigues

A OpenSense é o primeiro Hub Digital de Inovação “data-driven” do Brasil, capaz de mapear e acessar massivamente estoques de conhecimentos científicos e tecnológicos do Sistema de Nacional Inovação (SNI).

Incubada no Hub de Inovação do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Nexus Lab, a plataforma conquistou seus primeiros clientes ainda em 2020, e acaba de ser selecionada pela FAPESP para receber financiamento e apoio através do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, o PIPE-FAPESP fase 2.

De acordo com Antonio Marcon, CEO da empresa, o Brasil possui pelo menos 2500 instituições de educação superior ativas, distribuídas em mais de 10.000 unidades geograficamente independentes entre si, que abrigam quase 50 mil cursos de graduação e pós-graduação, empregam mais de 400 mil docentes e pesquisadores, recebem 3,5 milhões novos alunos e produzem pelo menos 80 mil novos artigos científicos a cada ano.

Orbitando este sistema universitário, institutos de pesquisas, laboratórios, ambientes de inovação, parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de negócios em todo o território nacional, contribuem para o desenvolvimento de milhares de patentes, tecnologias emergentes, novos modelos de negócios, startups e competências que representam um extraordinário estoque de conhecimentos ainda subutilizados em seu pleno potencial, para endereçar os enormes desafios tecnológicos, econômicos e sociais de empresas e da própria sociedade .

O empreendedor destaca que o suporte oferecido pelo Parque Tecnológico de São José dos Campos durante todo o processo de submissão, entrevistas e seleção foi decisivo. “É com muita gratidão e entusiasmo que confirmamos o reconhecimento da FAPESP ao projeto OpenSense. Nossa participação no PIPE é fundamental para a continuidade do desenvolvimento tecnológico nas áreas de big data e inteligência artificial, e o PQTEC/SJC é nosso grande parceiro em todos os estágios de desenvolvimento empresarial e crescimento no mercado”, diz Marcon.

Para Luiz Carvalho, coordenador do escritório de projetos, o Parque Tecnológico São José dos Campos, através de seus programas pode apoiar o desenvolvimento da aplicação OpenSense. “Estão sendo conduzidas atividades de aceleração do negócio e de integração com as agências de fomento, em especial com a FAPESP para este projeto, aprovado no programa PIPE”, comenta Luiz.

O post OpenSense, empresa incubada no PqTec, é selecionada para receber financiamento PIPE-FAPESP apareceu primeiro em Parque Tecnológico São José dos Campos.