A organização não-governamental MÃE Natureza (Movimento de Amparo Eco-lógico) e a Marinha do Brasil assinaram convênio para a implantação do projeto "Educando sobre as águas" - programa de educação ambiental para a gestão sustentável dos recursos hídricos da bacia hidrográfica Tietê-Jacaré, formada por 34 municípios da região, incluindo Araraquara, São Carlos e Bauru (lei box).
O projeto tem por objetivo capacitar, prioritariamente, cerca de 175 mil alunos e 90 professores de ciências de ensino fundamental, abrangendo 300 escolas da rede pública, sobre a prevenção da poluição e da degradação dos corpos d'água e o uso sustentável dos recursos hídricos.
O convênio firmado entre a Ong e a Marinha, por meio da Capitania dos Portos do Tietê-Paraná, que tem sua sede em Barra Bonita, permitirá o uso da embarcação Anhanguera - Agência Escola Flutuante da Marinha do Brasil - para a realização dos cursos de capacitação técnica dirigidos aos professores. "Trata-se de uma iniciativa inédita, pois é o primeiro barco da Marinha na região Sudeste disponibilizado' para um projeto de educação ambiental era parceria com uma organização não-governamental", disse o capitão Hélio Palmezan, presidente da MÃE-Natureza, entidade que tem sua sede no Memorial do Tietê, em Barra Bonita. Os cursos também serão ministrados no Memorial. O convênio foi assinado na semana passada por Palmezan, o capitão de Fragata Cyro Yoshiro Miyazaki, responsável pela Capitania dos Portos do Tietê-Paraná, e Glauber Gava, Doutor em Ciências e coordenador geral do projeto.
Além da embarcação da Marinha, o projeto prevê exposições itinerantes e palestras que serão realizadas aos alunos nas 300 escolas, com a utilização de uma unidade de pesquisa, monitoramento e educação ambiental. Trata-se de um ônibus que foi especialmente adequado para a finalidade de educação ambiental e que contará com a presença de um profissional de nível superior capacitado para a realização de atividades didáticas propostas no projeto. Todos os 34 municípios que formam a bacia Ti-etê-Jacaré serão visitadas por essa unidade móvel.
Parcerias
O projeto será desenvolvido em parceria entre a Ong MÃE Natureza, Marinha do Brasil, USP de São Carlos, Petrobras Ambiental e Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré. A USP de São Carlos, por meio do Centro de Pesquisa em Óptica é Fotônica (CEPOF), disponibilizará pessoal capacitado para palestras e materiais educacionais como microscópios, lupas, painéis ilustrativos, vídeos educativos e outros. O professor doutor Vanderlei Bagnato é o responsável pela parceria no projeto junto ao CEPOF, que é um dos 10 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) criados pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Já a Petrobras Ambiental e o Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê Jacaré (por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO) disponibilizarão recursos financeiros para a implementação do projeto "Educando sobre as águas". Os cursos de capacitação estão previstos para iniciar no segundo semestre deste ano.
Notícia
A Folha (São Carlos, SP)