Notícia

Planeta Universitário

Ondas gravitacionais: começa uma nova astronomia

Publicado em 04 março 2016

“Ondas gravitacionais: começa uma nova astronomia” será o tema do colóquio Convite à Física no dia 9 de março, às 18h, no Instituto de Física da USP. A palestra será ministrada pelo professor Riccardo Sturani, do Instituto de Física Teórica da Unesp. No dia 14 de setembro de 2015, a primeira histórica detecção direta de ondas gravitacionais e a primeira observação da colisão e fusão de um par de buracos negros foram efetuadas pelo observatório LIGO, nos Estados Unidos.

Essas conquistas, que coincidiram com o centenário da publicação da teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, representam, segundo os organizadores do evento, o começo de um novo capítulo na astronomia e na astrofísica e ao, mesmo tempo, abrem uma nova janela de observação do Universo sob a forma de ondas gravitacionais.

Organizado pelo Departamento de Física Matemática, o evento é dedicado ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP, e terá transmissão ao vivo pela internet (em http://iptv.usp.br).

Mais informações: http://fma.if.usp.br/convite.

Agência FAPESP