Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Oncologistas esclarecem dúvidas do público sobre câncer de boca, laringe e garganta ao vivo no dia 29

Publicado em 16 novembro 2011

Por Moura Leite Netto

A plateia poderá interagir com perguntas em Auditório ou pelas mídias sociais com cirurgiões, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos do Hospital A.C.Camargo, dentre eles o oncologista Luiz Paulo Kowalski, diretor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Inscrições gratuitas pelo enco@accamargo.org.br

Acostumado a ser palco de Congressos, Simpósios, apresentações de teses e dissertações e outros eventos científicos, o Auditório do Hospital A.C.Camargo será transformado dia 29 em um palco para compartilhamento de questões sobre câncer de médicos para mais 300 pessoas. O público poderá interagir com oncologistas especializados em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Núcleo de Excelência em tratamento de câncer de boca, laringe e garganta do Hospital, liderado por Luiz Paulo Kowalski, que dirige o Núcleo de Excelência em Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo.

Com vagas limitadas e inscrição prévia pelo e-mail enco...@accamargo.org.br, o evento será aberto também para participação por meio de envio de perguntas pelos perfis oficiais no Facebook (www.facebook.com.br/HospitalACCamargo) e Twitter (www.twitter.com/haccamargo). Jornalistas interessados em cobrir o evento podem confirmar presença em mou...@comunique.srv.br. Está é a quarta edição do Encontro com Especialistas que, nos meses anteriores, abordou câncer de mama, próstata e pulmão.

De acordo com Kowalski, oncologista com mais de 400 artigos publicados em periódicos de alto impacto e mais de 6 mil cirurgias ao longo de três décadas, o foco será alertar sobre a perigosa relação entre tabagismo e tumores de cabeça e pescoço. Outros fatores de risco importantes são abuso no consumo de álcool e exposição sem proteção ao sol, além de ter explodido na última década o aumento de casos associados à infecção pelo vírus HPV.

Por negligência de sintomas como rouquidão, feridas nos lábios, engasgos frequentes, perda de peso, dificuldade para engolir e falta de ar, os tumores de cabeça e pescoço são descobertos em estágios avançados em 75% dos casos, quando as chances de cura são menores e os tratamentos mais agressivos. O dado é de um estudo sobre o perfil epidemiológico desses cânceres no estado de São Paulo feito pelo Hospital A.C.Camargo junto a 16 mil pacientes atendidos entre os anos de 2000 e 2006

Estima-se que os cânceres de boca e orofaringe (garganta), os mais frequentes dessa categoria, somam aproximadamente 390 mil novos casos a cada ano no mundo. O Brasil se destaca como um dos países com maior incidência desses tumores devido à exposição aos fatores de risco. Em se tratando de câncer de laringe, a cidade de São Paulo tem incidência três vezes maior que a média mundial.

SERVIÇO

Encontro com Especialistas do Hospital A.C.Camargo

Data: terça-feira, 29 de novembro de 2011.

Local: Hospital A.C.Camargo - Auditório José Ermírio de Moraes.

Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo

Horário: 17h30.

Inscrições gratuitas: enco...@accamargo.org.br

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br

No twitter: www.twitter.com/haccamargo

No facebook: www.facebook.com.br/HospitalACCamargo