Notícia

Esteta

Olimpíada Brasileira de Matemática divulga calendário de 2015

Publicado em 12 fevereiro 2015

A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) divulgou as datas para a competição deste ano.

As escolas podem fazer as inscrições na 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) entre 2 de abril e 31 de maio. Os estudantes dos 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova no nível 1; os do 8º e 9º anos, no nível 2, e os dos três anos do ensino médio fazem a prova do nível 3. Além disso, há o nível universitário, para alunos da graduação.

As provas dos níveis 1, 2 e 3 ocorrerão em três fases: em 12 de junho, em 18 de setembro e nos dias 17 e 18 de outubro. No nível universitário, haverá duas provas: uma em 18 de setembro e outra em 17 e 18 de outubro.

A temporada também conta com competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), que será realizada entre 4 e 16 de julho na cidade de Chiang Mai, na Tailândia.

Já entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março ocorrerá a 7ª Romanian Master of Mathematics (RMM) em Bucareste, na Romênia. Os representantes brasileiros para essas e outras competições internacionais serão selecionados a partir dos vencedores da OBM do ano passado.

Mais informações em http://www.obm.org.br

Agência FAPESP