Notícia

Rádio Grande FM

Óleo de abacate pode controlar nível de gordura no sangue, diz estudo (1 notícias)

Publicado em 29 de abril de 2009

Estudo realizado pelo Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, constatou que o óleo de abacate possui substâncias que previnem ou controlam níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue. O estudo, segundo informações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), mostrou que o óleo possui ácidos graxos e esteróis semelhante ao do azeite de oliva.

O óleo de abacate pode se tornar, portanto, um substituto do óleo de soja e ser utilizado com o azeite de oliva nos óleos mistos, resultando em um produto de qualidade superior para o consumo. De acordo com a coordenadora do trabalho, a professora Jocelem Mastrodi Salgado, o óleo de abacate também pode ser aproveitado pela indústria alimentícia, pois sua extração e refino têm custo reduzido. A variedade selecionada para o estudo foi o abacate Margarida, que pode ser encontrado facilmente no mercado brasileiro.

O óleo deste tipo de abacate mostrou-se ainda uma boa fonte de vitamina E, porque 30 mililitros (ml) atendem a 18% das necessidades diárias de um adulto, segundo diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pesquisa, publicada na Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, avaliou o potencial do óleo de abacate para o consumo humano e, segundo Jocelem, ainda é necessário melhorar o sabor e aroma deste óleo.