Notícia

Canal Executivo Blog

Oito das dez companhias mais inovadoras do país estão em São Paulo

Publicado em 24 fevereiro 2012

A empresa mais inovadora do Brasil está sediada no município de Piracicaba. A Bug Agentes Biológicos,

especializada em produzir insetos para combater pragas em lavouras de cana-de-açúcar, milho, tomate e outras culturas, foi criada , a partir da iniciativa de dois engenheiros agrônomos, Danilo Scacalossi Pedrazzoli e Diogo Rodrigues Carvalho, na época, mestrandos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

 

Entre 2005 e 2009, os sócios receberam R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de projetos dentro do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Os recursos liberados pelo Pipe foram fundamentais para a Bug se firmar. Desde então, a empresa se transformou em uma das maiores produtoras brasileiras de insetos para controle biológico de pragas.

 

A Boo-box, empresa de tecnologia para publicidade na internet, com sede em São Paulo, ocupa a segunda colocação no ranking das empresas mais inovadoras do Brasil. Inserir publicidade em mídias sociais é o principal serviço oferecido pela empresa, criada em 2007.

 

Em terceiro lugar, aparece a Stefanini IT Solution, empresa prestadora de serviços na área de tecnologia da informação, criada em 1987 em São Paulo. Hoje, a empresa está entre as mais internacionalizadas do país, presente em 28 países.

 

Na quinta colocação está a Embraer de São José dos Campos, quarta maior fabricante de aviões do mundo. A empresa criada em 1969 é exemplo de um dos polos de tecnologia do interior de São Paulo.

 

Ainda entre as dez primeiras empresas mais inovadoras do Brasil no ranking da revista norte-americana Fast Company estão as paulistas: Predicta, empresa de marketing digital; F*Hits, blog coletivo de moda criado pela Alice Ferraz Comunicação; Apontador, site destinado à localização de serviços de propriedade da LBSLocal; e a Vostu, principal desenvolvedora de jogos para o Orkut, que tem escritório em São Paulo.

 

Ranking

Posição Empresa Cidade

1 Bug Agentes Biológicos Piracicaba

2 Boo-Box São Paulo

3 Grupo EBX Rio de Janeiro

4 Stefanini São Paulo

5 Embraer São José dos Campos

6 Petrobras Rio de Janeiro

7 Predicta São Paulo

8 F*Hits São Paulo

9 Apontador São Paulo

10 Vostu São Paulo

Fonte: Fast Company. Elaboração Investe

São Paulo.