Notícia

Alshop Notícias

Oito das dez companhias mais inovadoras do país estão em São Paulo

Publicado em 27 fevereiro 2012

Por Canal Executivo

Levantamento realizado pela agência pública Investe São Paulo, com base no ranking da revista norte-americana Fast Company, aponta que das dez companhias mais inovadoras do país, oito estão no estado de São Paulo.

 

A empresa mais inovadora do Brasil está sediada no município de Piracicaba, interior do Estado. A Bug Agentes Biológicos, especializada em produzir insetos para combater pragas em lavouras de cana-de-açúcar, milho, tomate e outras culturas, foi criada , a partir da iniciativa de dois engenheiros agrônomos, Danilo Scacalossi Pedrazzoli e Diogo Rodrigues Carvalho, na época, mestrandos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

 

Entre 2005 e 2009, os sócios receberam R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de projetos dentro do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os recursos liberados pelo Pipe foram fundamentais para a Bug se firmar. Desde então, a empresa se transformou em uma das maiores produtoras brasileiras de insetos para controle biológico de pragas.

 

A Boo-box, empresa de tecnologia para publicidade na internet, com sede em São Paulo, ocupa a segunda colocação no ranking das empresas mais inovadoras do Brasil. Inserir publicidade em mídias sociais é o principal serviço oferecido pela empresa, criada em 2007.

 

Em terceiro lugar, aparece a Stefanini IT Solution, empresa prestadora de serviços na área de tecnologia da informação, criada em 1987 em São Paulo. Hoje, a empresa está entre as mais internacionalizadas do país, presente em 28 países.

 

Na quinta colocação está a Embraer de São José dos Campos, quarta maior fabricante de aviões do mundo. A empresa criada em 1969 é exemplo de um dos polos de tecnologia do interior de São Paulo.

 

Ainda entre as dez primeiras empresas mais inovadoras do Brasil no ranking da revista norte-americana Fast Company estão as paulistas: Predicta, empresa de marketing digital; F*Hits, blog coletivo de moda criado pela Alice Ferraz Comunicação; Apontador, site destinado a localização de serviços de propriedade da LBSLocal; e a Vostu, principal desenvolvedora de jogos para o Orkut, que tem escritório em São Paulo.