Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Oficina ensina como levar prazer para a mesa de quem tem diabetes

Publicado em 22 novembro 2010

Por Moura Leite Netto

É possível curtir uma refeição completa, incluindo uma deliciosa sobremesa, mantendo distância do diabetes. Esta é a garantia dada por nutricionistas e gastrônomos do Hospital A.C.Camargo que trarão dicas de dietas fáceis e saborosas em oficina gratuita na próxima sexta-feira, dia 26. Encontro é aberto ao público, independente de vínculo com o A.C.Camargo

Levar prazer para a mesa de quem tem diabetes ou quer manter-se longe desta doença que atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros. Este é o objetivo da oficina de culinária de novembro promovida pelo Serviço de Nutrição Oncológica do Hospital A.C.Camargo. Agendada para sexta-feira, dia 26 às 16 horas no restaurante do hospital, a aula é aberta ao público. A expectativa é de receber pacientes com câncer que querem prevenir o diabetes como doença secundária e seus cuidadores, assim como pessoas interessadas em aprender sobre como ter uma alimentação balanceada e distante de todos os tipos de diabetes.

O diabetes tipo 2, cerca de dez vezes mais comum que o tipo 1, responde positivamente à dieta saudável associada à prática de exercícios físicos. Estima-se que entre 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos, com incidência maior a partir dos 40 anos. Dentre as hipóteses apontadas por especialistas está o fato de que há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas (gordurosas) e, desta forma, as células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea.

Em todas as aulas os nutricionistas e gastrônomos dão dicas de como aproveitar o máximo de cada alimento e ensina os participantes como colocar a ´mão na massa´. "O público tem uma experiência sensorial, podendo tocar, sentir o aroma e degustar as receitas elaboradas. Buscamos sempre estimulá-los a buscar uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, prazerosa", destaca a organizadora do evento e responsável pela Nutrição do A.C.Camargo, Mônica Macedo Lameza.

Em todas as oficinas são distribuídas apostilas contendo dicas e receitas relacionadas ao tema do mês. Inscrição prévia por telefone (11) 2189-5000 - ramal 1051 ou pelo site www.accamargo.org.br ou pelo e-mail nutricao.clinica@accamargo.org.br 

As oficinas acontecem todos os meses, sendo os ímpares dedicados ao público adulto e os meses pares para as oficinas na Pediatria.

SERVIÇO

Oficina de culinária do Hospital A.C.Camargo

Tema: Diabetes

Data: sexta-feira, dia 26 de novembro de 2010

Horário: 16 horas

Local: Restaurante do A.C.Camargo - 2º. Subsolo, Bloco A

Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo - SP

Inscrições pelo site: www.accamargo.org.br ou pelo e-mail nutricao.clinica@accamargo.org.br  

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados em centros oncológicos da América do Norte e Europa.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, e é responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br

No twitter: http://twitter.com/haccamargo