Notícia

Revista Museu

Oficina de Datação de Materiais do Patrimônio Cultural

Publicado em 06 outubro 2009

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France organizam, de 25 a 31 de outubro, uma escola de formação sobre as problemáticas e metodologias na interface da física, da química analítica, da arqueologia e da conservação-restauração. O evento faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

Composto de oficinas, o programa incluirá cursos teóricos sobre os principais temas e técnicas das ciências do patrimônio, além de demonstrações e trabalhos práticos.

"Técnicas de exame", "Técnicas elementares e estruturais", "Métodos analíticos no estudo de arte e arqueologia" e "História da Arte, técnica e documentação científica por imagem" serão as oficinas ministradas.

O encontro reúne cerca de 25 docentes do Brasil, da França e da América Latina, especialistas em física, química analítica, geologia, conservação, restauração e arqueologia, com atuação profissional nos domínios da caracterização, de técnicas de conservação-restauração e de valorização cultural do patrimônio histórico.

O evento será realizado no Campus Santo Antonio da Universidade Federal de São João del Rei (MG), no Anfiteatro da Biblioteca Otto Lara Resende.

Mais informações: http://www.cbpf.br/cadapac

Fonte: Fapesp