Notícia

Jornal de Piracicaba online

Oficina capacita empresário a buscar recursos para negó (1 notícias)

Publicado em

Por Cristiane Bonin Barcella

Com objetivo de fomentar inovações tecnológicas dentro de pequenas empresas, Piracicaba recebe hoje a primeira oficina para capacitação ao Pipe (Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O curso será ministrado das 14h às 18h, no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP (Universidade de São Paulo).
O evento é uma promoção da Raitec (Rede de Atuação de Incubadoras Tecnológicas), por meio da EsalqTec Incubadora Tecnológica da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). O curso tem apoio do IPD-Maq (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria de Máquinas) da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
De acordo com Sérgio Marcus Barbosa, gerente da EsalqTec, o curso visa explicar aos empresários e pesquisadores como interpretar e ver nos editais da Fapesp a oportunidade de incorporar mais tecnologia a seus produtos e serviços.
O trâmite para solicitar recursos da Fapesp envolve um projeto preparado por um pesquisador ou um técnico da área, com experiência comprovada no desenvolvimento do projeto. Além de vínculo com a empresa é preciso dedicar 20 horas semanais à pesquisa.
De acordo com Sérgio Barbosa, "a EsalqTec tem como objetivo orientar os empresários sobre formas de captar recursos tanto em instituições pública como no privadas". "Essa é uma via para promover os negócios e os empresários precisam de recursos financeiros para investimentos. A Fapesp é uma boa opção, mas o empresário tem que, em primeiro lugar, estar associado a algum pesquisador", destaca.
Christina Stein, presidente do IPD-Maq, órgão que apóia o curso, também acredita que a busca de recursos através da Fapesp é uma boa opção para a classe. "As linhas existentes, com algumas exceções, são muito difíceis de serem alcançadas pelas micro e pequenas empresas. Assim, uma vez havendo uma forma de entender e terem, também, um canal para adequarem seus projetos e realmente vê-los postos em prática, é um ponto que atrai demais o empresariado", diz Christina.
De acordo com ela, o setor de máquinas e equipamentos tem alta demanda pela inovação tecnológica. "A Abimaq sempre procura levar aos associados ferramentas que possibilitem inovar no seu produto, modernizar a sua empresa, enfim, colocá-la num patamar com mais competitividade até em nível internacional. Por esses motivos que nós apoiamos esse evento", comenta a presidente do IPD-Maq.
Os interessados podem se inscrever ainda hoje, mas o limite de vagas é de 80 pessoas e, até ontem, 50 vagas já estavam preenchidas. Os interessados no curso, que é gratuito, podem participar fazendo cadastro através do telefone 3432-1266, na regional da Abimaq em Piracicaba, ou pelo endereço de email srpi@abimaq.org.br, constando o nome, telefone aonde trabalha e email para contato.