Uma empresa ou profissional que tenha apenas uma ideia inovadora, diferente, mas exequível (realizável), pode receber da Fapesp, por exemplo, R$ 200 mil só para que seja aplicada. Se der certo, pode receber mais R$ 1 milhão de reforço para ser expandida. A oferta de crédito não para, exige apenas que seja inovadora. A oportunidade de conhecer como conseguir este recurso atraiu 300 empresários, profissionais e empreendedores de toda a região no encontro realizado ontem no Univem, sob a coordenação do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília).
A iniciativa é do governo paulista, através da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e apoio da prefeitura. “O desenvolvimento econômico ocorre através do triple universidade, governo e empresas. Esse encontro busca unir estes fatores, envolvendo o suporte da universidade, os programas de fomento e incentivo do governo e, com as empresas, o material humano para executar o desenvolvimento”, disse o gestor do CITec-Marília, Fábio Pereira.
Segundo ele, a participação de 300 inscritos demonstra o potencial de empreendedorismo de nossa região. “Estes empreendedores e pesquisadores estão conhecendo neste evento as opções de financiamento e outros tipos de apoios à inovação existentes no Estado, visando o investimento em projetos, saindo da teoria para a prática de mercado.”
O objetivo é diminuir a distância entre as instituições de fomento, empresas, startups e centros de pesquisas, além de impulsionar a economia paulista por meio de investimentos em inovação. Para isso, os participantes terão dicas de como e onde buscar recursos financeiros; e obter orientação qualificada sobre quais são os obstáculos que podem comprometer o sucesso do seu projeto.
Segundo Cássio Pinto Júnior, secretário de Desenvolvimento de Marília, estas ações contribuem para a implantação do Parque Tecnológico, cada vez mais atraindo empresas. “Isso fortalece a economia e gera muitos empregos. A redução de impostos pela Prefeitura para essa finalidade está repercutindo de forma muito positiva. Enquanto o Brasil vive um momento recessivo, esse setor está obtendo um crescimento de 30% ao ano devido à globalização. As parcerias em Marília e com o governo do Estado estão tendo ótimo resultado”, afirmou o secretário.
São vários programas para empresas disponíveis a projetos de inovação em diversos estágios como a Fapesp com os programas Pipe, Pite e Papi; o Finep com os programas Inovacred para empresas em incubação ou já graduadas e o Primatec; o BNDES com o programa BNDES Soluções Tecnológicas, entre outros.
O evento Movimento pela Inovação em Marília acontece de 19 a 21 deste mês. A abertura foi nesta terça-feira às 9h, mas os atendimentos estão sendo agendados até o dia 21, das 9h às 17h, para orientações personalizadas. O local é o Centro de Inovação Tecnológica de Marília, na Av. Hygino Muzzi Filho, 529. Mais informações pelo telefone (14) 2105-0834.