Notícia

Jornal da Unesp

Odontologia Restauradora, 20 anos

Publicado em 01 outubro 2012

No dia 10 de setembro,  professores, alunos e dirigentes comemoraram os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia, Câmpus de São José dos Campos (FOSJC).

Com conceito 5 da Capes, o programa se divide em três áreas: Dentística, Prótese e Endodontia, somando 23 docentes. Entre 2010 e 2011, registrou 61 projetos financiados por Fapesp, Fundunesp e CNPq, com cerca de R$ 2,7 milhões em recursos, além de 74 bolsas de iniciação científica, 12 bolsas de pós-graduação e 2 de pós-doutorado.

Nesse período, os professores participaram de 131 artigos completos em periódicos científicos. “E a produção científica de 2012 deverá superar a registrada nesses dois anos”, comentou a professora Márcia Carneiro Valera, coordenadora do programa.

Na cerimônia, o diretor da FO, Carlos Augusto Pavanelli, destacou a participação dos professores José Benedito de Mello e Maria Amélia Máximo de Araújo, atual pró-reitora de Extensão Universitária da Unesp, na formação do programa. Após fazer um histórico do programa, Maria Amélia defendeu a valorização da atividade extensionista no Brasil.

Coordenadora de Odontologia da Capes, Isabela de Almeida Pordeus traçou um panorama dessa área em nível nacional. A importância de a Unesp se consolidar como Universidade de classe mundial foi um dos temas tratados pela pró-reitora de Pesquisa, Maria José Soares Mendes Giannini.

Pró-reitor interino de Pós-Graduação, Eduardo Kokubun enfatizou o esforço pela melhoria dos programas. Já o ex-reitor Marcos Macari abordou a responsabilidade da Universidade no desenvolvimento do país.

Membro da Coordenação Adjunta da Diretoria Científica da Fapesp, Carlos Eduardo Negrão falou sobre as diretrizes da agência. A cerimônia se encerrou com a homenagem aos coordenadores do programa desde sua criação e a exibição de painéis com pesquisas dos alunos.