Notícia

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Odonto: professora tem trabalho premiado em evento nacional

Publicado em 16 setembro 2010

A docente do curso de Odontologia da Unoeste, Fabiana Gouveia Straioto, apresentou o trabalho "Influência do PTFE incorporado a resina acrílica na composição de biofilme bacteriano" na 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada em Águas de Lindóia (SP) de 9 a 12 de setembro. O evento faz parte das atividades da International Association for Dental Research (IADR), que reuniu cerca de 4 mil pessoas, entre alunos, docentes e profissionais da área. O trabalho foi premiado na categoria Prótese.

A pesquisa é resultado da tese de doutorado da docente. Parte do estudo foi produzido na New York University College of Dentistry (NYUCD) e teve a orientação da pós-doutora Simone Duarte. A oportunidade de atuar no exterior ocorreu através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Durante seis meses Fabiana morou em Nova York para produzir a tese, participando como aluna do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). "No estudo sugiro adicionar o PTFE (teflon) com resina acrílica convencional para a confecção de prótese para reduzir a formação de microorganismos na superfície destes aparelhos", explica a professora.

Para ela, "o contato com instituições do exterior é uma forma de captar recursos para fomentar a pesquisa, incluindo a Unoeste no cenário mundial".

Na mesma linha de pesquisa, o tema também foi publicado no American Journal of Dentistry e Brazilian Dental Journal. No Brasil, o doutorado foi realizado na Universidade de Campinas (Unicamp) e teve como orientador Altair Antoninha Del Belcury.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste